terça-feira, 15 de setembro de 2009

SparkleMedia: Player de Áudio em grande estilo

Olhe para esse screenshot e veja o que te lembra:












Se você respondeu Windows Media Player ganhou um parabéns! A aparência não é tão trabalhada quanto ao do correspondente do Windows, mas ainda sim a estrutura e interface é um grande avanço. Players como o Amarok 2, por exemplo, tentaram sem sucesso chegar a uma interface parecida. Outro fato muito importante para mim, é que o player foge do "padrão" que toma conta dos players atualmente, fugindo dos botões gigantes no alto e da interface super pesada. A presença das visualizações num release tão recente (0.2 apenas) é outro fator louvável.




Falando de consumo de memória e processamento, outro fator altamente relevante, o SparkleMedia consome apenas 17MB de RAM, muito pouco comparado aos 64MB do Amarok 2 e 100MB do Songbird, por exemplo. Isso com a visualização já ativa e com música tocando.




Como nem tudo é felicidade num programa tão jovem, o gerenciamento da coleção ainda deixa bastante a desejar, sendo necessário adicionar pastas quando deseja executar alguma música, uma ação bem incomoda se você desejar trocar de artista a todo momento. A equalização é uma conquista grande, mas a falta de presets é um erro perdoável.




Se você deseja testar esse programa tão promissor, eu converti um pacote RPM disponibilizado pelo desenvolvedor do PCLinuxOS e disponibilizo aqui o mesmo DEB que utilizei para instalar o player na minha máquina. Lembrando que eu estou no Big Linux 5 Alpha 2, com repositórios Jaunty e que esse é um pacote convertido que pode não funcionar tão bem quanto um feito para a distro.





SparkleMedia é, definitivamente, o player que segue o caminho para se tornar o melhor em Qt4.

Um comentário:

  1. Hmmmmmmmmmmmmmmmmm...Mais uma novidade, só que esta nem me convenceu para um teste. Só espero que os desenvolvedores conquistem o seu público.Ave o Linux.

    ResponderExcluir