quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Lançado Firefox 10

Foi lançado na última semana o Firefox 10, de acordo com o cronograma, 6 semanas após o lançamento da versão 9. A nova versão inclui algumas melhorias esperadas por muito tempo, como a compatibilidade da maioria das extensões com versões mais recentes do navegador.



Eu já disse isso aqui, mas vale repetir: eu não consigo deixar de dar uma chance ao Firefox. Mesmo que eu esteja de bem com a vida usando o Chromium, é só aparecer a noticia de um novo lançamento da Mozilla que eu vou lá e faço um “pacman -S firefox firefox-i18n-pt-br” (mesmo que seja seguido, em menos de um dia, por um “pacman -Ru firefox firefox-i18n-pt-br”). Mas dessa vez eu fiquei realmente surpreendido com alguns novos recursos.


Eu “trabalho” constantemente com Web Design, seja em projetos para o blog ou pessoais, e era um saco dar suporte ao Firefox ou fazer esse trabalho a partir do Firefox. Na minha modesta opinião, as ferramentas do Chrome/Chromium (ou do Webkit?!) e do Opera eram melhores e mais completas, o que me aproximava de ambos. O Firefox 9 implementou o recurso “Inspecionar Elemento” e agora no novo lançamento esse recurso foi bastante aprimorado, sendo adicionado a inspeção e modificação do CSS das páginas.



Se você não viu graça ou importância nenhuma no recurso do parágrafo acima, vai gostar de saber que o suporte a instalação de extensões para versões antigas nas versões recentes do Firefox melhorou. Compliquei na explicação? Descomplico: a maior parte das extensões não vai deixar de funcionar na versão 10 porque o desenvolvedor colocou na mesma que ela só funciona até a versão 9. Esse é o primeiro passo para que as extensões não deixem de funcionar (e não encham a sua paciência) após cada atualização do navegador.


Outras novidades menos badaladas, porém não menos importantes são:




  • O botão “próximo” agora fica escondido até que você utilize o botão “anterior”;

  • Função anti-aliasing para o WebGL implementada;

  • Recurso de transformação 3D do CSS3 implementado.


De acordo com o site pkgs.org, o Firefox 10 já está nos repositórios do Arch Linux, Ubuntu (10.04 ou superior), no repositório Updates Main, Fedora 16 no repositório Updates e Fedora 15 no repositório Updates Testing, entre outros.


O Firefox 10 é mais um grande lançamento da Fundação Mozilla. Aos poucos a raposa de fogo vai melhorando de maneira considerável, adicionando recursos importantes que faziam falta para muitos usuários. Parabéns a todos os envolvidos no projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário