quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Sidux Momos: O melhor KDE 4


Na onda de lançamentos do últimos mês, a equipe do Sidux lançou a versão 2009.03, com codinome Momos. O sistema é a nova cartada da distro que tem por objetivo trazer a versão "instável" do Debian na maior estabilidade possível para os usuários.
Eu já havia testado o Sidux há algumas versões anteriores. Infelizmente ainda era baseado no muito bom, porém já ultrapassado, KDE 3.5, o menu era um pouco desorganizado, enfim, não me animei em chegar a queimar em um CD. Mas dessa vez a equipe da distro levou a sério a velha máxima de fazer sempre melhor.




Como é de costume, o Momos foi testado na VirtualBox primeiro e me surpreendeu muito. Sinceramente, achei que era brincadeira e resolvi queimar em um CD e testar o LiveCD para verificar se era verdade. E era. O Sidux Momos é a primeira distro que eu testo onde a mudança do KDE 3.5 para a série 4.x foi sentida - para melhor - apenas visualmente e não na memória. A distro é surpreendentemente veloz, mesmo no LiveCD, mantendo a tradição do Debian em trazer distros muito mais leves e super funcionais. Não cheguei a testar o instalador porque havia acabado de configurar meu Fedora 12 com KDE e pretendo ficar nele um tempo.


Como nem tudo é perfeito, a equipe do Sidux deu uma das maiores mancadas entre as distros dos últimos tempos: o sistema não vem com o NetworkManager na versão Lite, o que impossibilitou minha conexão com a internet e meu deixou bem zangado. Outra coisa que não ficou muito legal foi o visual vermelho. Por uma parte foi uma iniciativa positiva por deixar de lado aquele padrão quase universão do Dekstop azul. Por outra parte, ficou um desktop muito "flamenguista" - e olhem que eu sou torcedor do mengão - com o papel de parede vermelho e a barra de tarefas preta.


O Sidux tem tudo para acertar o passo no próximo release. A adição do NetworkManager é uma óbvia necessidade, mas o restante do sistema está perfeito, mostrou uma possibilidade do KDE 4 que eu duvido que alguém conhecia. Uma outra grande vitória do Sidux é trazer ao mundo Linux a grande espectativa de como será o Debian com KDE. Ao que parece, vai surpreender muita gente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário