terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Yum Extender: Gerenciador de pacotes no Fedora

Um dos primeiros choques que você tem quando troca o mundo do Debian e seus filhos pelo do Fedora é a não presença do apt-get e do synaptic. A sensação é de tudo o que você tinha aprendido foi jogado no lixo e você precisa reaprender muita coisa. Mas não chega a ser tanto depois que você põe a "mão na massa".



Depois que você se acostuma, você vê que o Yum tem até algumas vantagens sobre o apt. A primeira das vantagens fica por conta dos comandos do programa serem praticamente iguais aos do apt. Isso quer dizer que se você der um "yum update", ele vai atualizar o sistema, se digitar "yum install amarok" ele irá instalar o Amarok. Isso já tira o aperto do coração da maioria dos usuários.


Outra vantagem do Yum é a grande gama de plugins existentes. Quando você abre o gerenciador de pacotes do Fedora e procura por "yum" você recebe como resultado uma grande quantidade de plugins para expandir as funções do programa e melhorar algumas coisas, como é o caso do plugin Presto que gera uma "economia" no tamanho dos downloads de até 80%, e o Fastestmirror, que busca um espelho dos repositórios ativos no lugar mais próximo de você.


A única tristeza para quem instala o Fedora antes de atualizar fica por conta do instalador de pacotes da distro. Parecido com Software Center do Ubuntu, o gerenciador é até simpático, mas acaba te atrapalhando em coisas básicas como procurar pacotes por seção.


O Yum Extender vem para resolver, se não todos, boa parte dos problemas com gerenciamente de pacotes. Contando com uma interface extremamente amigável e prática, o programa que é instalado na primeira atualização que o usuário faz após instalar a distro, lembra muito o gerenciador de pacotes do KDE, tão adorado pelo Kubuntu.


Entre as funções do Extender estão a habilitação/desabilitação de repositórios e a procura, instalação/remoção/atualização de pacotes. Numa interface que, me desculpem os fãs do Synaptic, deixa o gerenciador tão famoso no mundo DEB para trás, o Extender facilita e muito a vida do usuário que deseja instalar algum pacote ou habilitar/desabilitar algum repositório problemático.


A grande ausência do Extender fica por conta da adição de repositórios, que infelizmente tem de ser feita manualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário