segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Google Chrome OS

Nos últimos meses um dos temas mais comentados pela internet é o Google Chome OS, o Sistema Operacional da gigante das buscas online.Depois de tantas especulações, espera e notícias falsas a equipe de Chormium Developers, os desenvolvedores Open Source do Chrome, disponibilizaram para download o código fonte do Chromium OS que pode ser considerado uma prévia do que será o novo Sistema.


 

Segundo o Google, seu sistema Operacional terá como foco inicial os Netbooks e será totalmente focado na nuvem, onde o usuário terá a sua disposição serviços onlines para todas as sua atividades cotidianas.




Imagem: INFO Online

Oficialmente apenas o Source do sistema está disponível, mas como já era de se esperar, alguns entusiastas (poderia também escrever nerds desocupados e sedentos por novidades) resolveram brincar com o código e compilá-lo. Rapidamente em vários sites de torrents, uma imagem do sistema estava disponível para quem quisesse analisar como está o novo sistema. Essa imagem com cerca de 700MB está pronta para ser rodada em máquinas virtuais, podendo ser testada em qualquer Sistema Operacional que tenha o Virtual Box, por exemplo, instalado.


A ideia inicial do Google é que o seu SO venha já instalado em máquinas com hardware desenvolvido exclusivamente para ele, assim como são os MAC hoje. Mas você que já tem sua máquina com três anos de uso e 256MB de RAM provavelmente não precisará se preocupar em trocar o equipamento apenas para usar o Chrome OS. Já que ele é um software livre, qualquer pessoa com conhecimento suficiente poderá compilá-lo e adaptá-lo para que ele funcione em qualquer máquina.




Screenshot do Google OS

 

A primeira impressão que temos ao utilizar o sistema é que ele não passa de um Google Chrome (navegador) em tela cheia com atalhos para alguns serviços online. Mas realmente não vai muito além disso.


Como é um versão não oficial e muito crua, ainda há de se esperar muita evolução até que chegue a data de lançamento oficial. que está prevista para o segundo semestre de 2010.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário