Quando o KDE 3 era uma quase unanimidade, o Qt4 veio substituir o Qt3 e, atrás dele, veio o novíssimo KDE 4. Como já exaustivamente comentado em toda a blogosfera que trata do assunto, a principio essa mudança trouxe muito mais problemas que soluções ou melhorias.
E junto desse processo veio o Amarok. Melhor player disparado em sua versão 1.4 (Qt3), o lobo ganhou uma versão em Qt4 absurdamente ruim, pesada e desfuncional que foi melhorando aos poucos, mas ainda hoje, poucas semanas depois do lançamento da versão 2.3 do player, muita gente ainda se mantem descontente ao extremo com os rumos que o projeto tomou. Muito se falou em um fork do projeto anterior, a versão 1.4, mas pouco foi feito até um certo tempo atrás e se acreditava ainda menos que esse fork um dia existiria.
O Clementine, em versão 0.2 apenas, é a resposta mais recente ao descontentamento dos usuários com os rumos tomados pelo Amarok. Sim, ele é o fork tão esperado.
Uma das primeiras coisas que o usuário percebe ao iniciar o Clementine pela primeira vez é que o foco será manter a linha de "ser um player de áudio" que tinha o Amarok anteriormente. Investindo pouco em "frescuras" e procurando ser o mais eficiente possível em tocar música simplesmente, o novo player mantém mesma interface intuitiva do 1.4.
Como se trata de uma versão ainda muito nova, apenas 0.2, algumas das funcionalidades do Amarok ainda não estão implementadas, mas boa parte da interface já está presente.
Ainda não há muito a se dizer sobre o projeto, mas nós do EL estaremos de olho nessa ótima iniciativa e nos seus avanços.
Página do Projeto: http://bit.ly/aNOjMF
Download do post: http://bit.ly/95zgRP
Alguém aí já utilizou um desses aí para ver como é o desempenho?
ResponderExcluir