quarta-feira, 28 de julho de 2010

FISL 11: O que vai ficar

A FISL11 terminou no último Domingo e, apesar de estar na sua décima primeira edição, foi a primeira que tive a oportunidade de aproveitar e "cobrir" para o EL, mesmo que essa cobertura tenha sido a distância, com a ajuda do Twitter e da Rádio Software Livre. Vou levar daqui pra frente muita coisa boa que aprendi.



O evento mostrou que , ao contrário do que muita gente pensa, a comunidade e as instituições no entorno do Software Livre tem um poder de organização surpreendente. As palestras foram super interessantes, as entrevistas transmitidas pela rádio software livre com os palestrantes foi muito proveitosa. Além disso, instituições mostraram seu apoio a causa, como a Caixa, o Banco do Brasil e a própria Rede Globo de televisão (apesar de não ter dado espaço para o evento na programação).


Outro ponto interessante deve ter sido ver os rostos por trás dos projetos. Desenvolvedores importantes, como o do Postfix, marcaram presença. O pessoal do Fedora Brasil também tinha um stand por lá e eu quase tudo para estar lá e falar com os caras. Mozilla e muitos outros marcaram presença. Uma iniciativa ótima também foi a transmissão do evento através da rádio e da tv software livre. Quem tem uma conexão poderosa pôde acompanhar tudo ao vivo, enquanto aqueles (como eu) que tem uma conexão menos avantajada pode ficar por dentro de assuntos interessantes através da rádio. E o melhor: tanto o áudio quanto o vídeo estarão disponibilizados em até um mês no site do Software Livre, o que é excelente.


A Feira também abriu os meus horizontes e mostrou que o soft livre está muito além do meu computador e do Linux. Foram tratados temas como TV Digital, a presença e a importância da mulher no software livre e muito mais. Palestrantes - segundos relatos - compareceram com seus notebooks rodando Mac ou Windows sem nenhuma vergonha. Afinal, o software é livre e, portanto, é normal que esteja presente em todos os SOs.


O Software Livre, definitivamente, precisa de inciativas como essa. Eventos como o FISL ajudam a mostrar que o nosso Software Livre existe e não é fraco de maneira nenhuma. Parabéns aos organizadores e até a próxima edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário