quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Review: Linux Mint Debian Edition

Alguns vão se perguntar porque minha postagem dessa semana é sobre uma distro fora do mundo RPM. Primeiramente, afirmo que o Fedora continua dono do meu PC no momento, e os testes com o Fedora 14 vão muito bem, obrigado. E por sinal será um grande release. Mas, se tem um carinho antigo meu em relação ao alguma distro, essa distro é o Debian. Depois de rodar por várias distros, experimentar vários estilos, a leveza e a estabilidade do Debian continuam me impressionando.


Uma notícia dos últimos meses que me deixou bem animado foi o lançamento do chamado LMDE ou simplesmente Linux Mint Debian Edition, uma versão do consagrado Linux Mint com base no Debian Testing. A estabilidade e leveza do Debian aliada as inovações e o estilo interessante do Mint me convenceram a baixar e testar a distro. Nunca tinha me animado a testar o Mint, muito provavelmente pela base Ubuntu. Digamos que eu esteja cansado do Ubuntu, da Canonical e dos milhares de filhos que o Ubuntu anda espalhando pelo mundo, um mais inútil que o outro, com raras excessões, é claro.



Ao iniciar o LiveDVD, a distro já exibe uma caracteristica que me marca muito em relação ao Debian, o boot modo texto. Apesar de achar o Plymouth lindo e adorar as "firulas" visuais, o boot em modo texto me dá uma sensação de volta ao passado. Coisa de maluco, eu sei. Mas quem te contou que eu sou normal?! :D


Photobucket


Quando o Gnome é carregado, já podemos ver um dos grandes diferenciais do Mint: a preocupação com o visual. A aparência padrão é espetacular e o conjunto de papéis de parede que acompanham a distro é fantástico. Digamos que o Mint tem mais presença e causa uma impressão melhor que 99% das outras distros, principalmente em relação as que usam Gnome. A distro vem com um instalador próprio, simples e prático como o do Ubuntu ou Fedora, mas com um visual bem mais incrementado.


Mas nem tudo são flores. Como em todo Debian, as versões dos programas não são exatamente as últimas, muito pelo contrário. O NetworkManager presente no LMDE apresenta um bug que eu tive nas versões de testes do Fedora 13, ou seja, a mais de 6 meses atrás. Tirando esse bug, o trabalho na distro é incrivel. O programa que gerencia as atualizações é incrível, o menu é tudo que haviam me dito e muito mais. A única coisa de diferente que eu esperava era o IceCat (ou IceWeasel, nem sei mais) no lugar do Firefox, mas o pessoal do Mint deu uma "ubuntuzada" nesse sentido, e isso é #fail.


O LMDE é uma grande ideia da competente equipe do Mint. A ideia de unir a preocupação visual e o famoso out of the box do Mint com a estabilidade e a leveza do Debian deu um resultado exuberante, muito superior a performance que Ubuntu e Fedora exibem em seus atuais releases. Se a equipe Mint investir mesmo nesse caminho, vai longe.

3 comentários:

  1. Eu o instalei no meu desktop não me arrependo e ontem fiz um teste e o instalei no meu eeepc 701. Para minha surpresa tudo funcionou out to the box, até os atalhos de teclas especiais. A distro caiu como uma luva no meu netbook olha que já perdi a conta de quantas distros já testei nele!

    ResponderExcluir
  2. Instalei em um velho pc de minha casa e está voando baixo!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela presença, Lyncoln e Sérgio. O LMDE ficou realmente excelente, grande trabalho da equipe Mint.

    ResponderExcluir