terça-feira, 19 de outubro de 2010

Como inicializar seu sistema quando há um erro no GRUB

Imagine a cena: após uma queda de energia, um desligamento acidental ou uma outra fatalidade qualquer, o GRUB recusa-se a inicializar sua distribuição Linux instalada em seu disco rígido. Antes de partir para a formatação, tente as dicas abaixo.

Primeiro, é necessário dizer que a maioria das distribuições oferece ferramentas próprias para recuperar o setor de boot. No CD ou DVD do Mandriva Free, por exemplo, há uma opção para se entrar no modo de recuperação, onde é possível reinstalar o GRUB. Já outras distribuições, como a Ubuntu, permitem que você inicie a máquina pelo live-cd e reinstale o gerenciador. No entanto, considerando-se que você não tenha o live-cd ou sua distro não ofereça ferramentas ou instruções próprias para isso, tente as dicas abaixo.

Vamos considerar que você tem apenas um HD em seu computador e que o Linux está instalado na primeira partição primária deste.

1. Verifique se você está no prompt do GRUB. Você estará se, na tela, aparecer a frase grub> e um cursor piscando. Se não, pressione ESC para acessá-lo.

2. A primeira coisa a fazer é informar ao GRUB qual é a partição raiz. Para isso, digite:

grub>root (hd0, 0)


Onde hd0 é o primeiro hd e 0 é a primeira partição. Não é necessário lembrar de que você deve modificar conforme o caso.

3. Agora, o gerenciador deve encontrar o stage1. Faça isso digitando:

grub> find /boot/grub/stage1


Se ele retornar uma mensagem de erro, tente este comando:

grub> find /grub/stage1


4. Uma vez encontrado, você deve informar qual kernel deseja inicializar. Digite:

grub>kernel /vmlinuz parâmetros


Atenção: vmlinuz é o nome do arquivo do kernel. Geralmente, há um atalho com esse nome na pasta raiz. Se não houver, tente informar o caminho real, que é algo como /boot/vmlinuz-algumacoisa, onde algumacoisa é o número da versão, como vmlinuz-2.6.32-24-generic. Já parâmetros são quaisquer parâmetros que você pode passar ao kernel, como noapic, noacpi, entre outros. Muitos deles evitam kernel panic em micros antigos ou laptops.

5. Agora, temos que informar a localização do initrd. É algo parecido com o kernel. Digite:

grub>initrd /initrd.img


Note que o nome do arquivo poderá ter alguma informação de versão (nessas horas, você vê a importância dos links simbólicos).

6. Por último, você pode inicializar a máquina digitando:

grub>boot


Pronto! O kernel e o initrd informados serão carregados na memória e, se tudo der certo, em poucos segundos seu sistema vai iniciar. Uma vez que ele esteja de pé, aproveite para reinstalar o GRUB ou corrigir seus arquivos de configuração para não precisar ter que fazer isso de novo!

Dicas obtidas daqui, mas que servem para qualquer distribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário