quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Telepathy-KDE: O futuro dos IMs no KDE


Essa postagem é uma tradução, por isso não está incluída na Licença FDL do restante do conteúdo desse blog. Para informações sobre a licença do Texto, entre em contato com o autor original no blog: http://gkiagia.wordpress.com/



Parece que ocorreu muita confusão sobre o que seria o projeto Telepathy-KDE e o que ele faria com o Kopete. Eu tentarei explicar nessa postagem tudo, então isso é para esclarecer todos.


Primeiramente, o Telepathy é um framework para escrever aplicativos que podem utilizar funções de comunicação e colaboração em tempo real. No Telepathy, existe o tão falado gerenciador de conexão que conecta os mensageiros instantâneos e redes similares (Gtalk, MSN,...) e os clientes que utilizam suas conexões via D-Bus. Isso permite dividir as várias tarefas de um mensageiro entre muitos aplicativos, o que torna fácil reutilizar código e facilita os aplicativos a adicionarem funcionalidades de colaboração sem se preocupar com protocolos, lista de contatos, status do usuário e tudo isso.



No Telepathy-KDE o que nós estamos tentando fazer é integrar o Telepathy ao Plasma do Desktop KDE. O que nós estamos imaginando fazer não é um cliente "antigo" como o Kopete ou o Empathy, mas sim integrar todas as funcionalidades de um mensageiro instantâneo diretamente na Área de Trabalho. Por essa razão, nos iremos adicionar os seguintes componentes no KDE:




  1. Um plasmoid de presença. Esse será um plasmoid que estará na sua área de notificação ou em algum outro lugar, mostrando seu status online e permitindo a você, com um popup, mudar o status, digitar uma mensagem de status, etc...

  2. Um aplicativo de lista de contatos. Esse será um aplicativo separado, que irá apenas mostar a lista de contatos. Ele terá, obviamente, todas as ações necessárias para iniciar uma conversa, uma chamada ou fazer alguma coisa com os seus contatos.

  3. Um aplicativo para janela de conversação. Esse será um aplicativo separado, fornecendo apenas a janela de conversação. Quando uma nova conversa é iniciada, esse aplicativo será lançado automaticamente através do D-Bus e permitirá que você converse.

  4. Um aplicativo para chamadas VoIP. Esse também será um aplicativo separado, fornecendo a janela de chamada, também lançado automaticamente para gerenciar as chamadas. Ele é atualmente o "KCall", que eu escrevi no último verão, mas não terá a lista de contatos e nem se chamará "KCall".

  5. Um aplicativo de aprovação. Esse será um aplicativo situado na "plano de fundo" e cuidará dos eventos que irão acontecer. Quando alguém envia algum pedido para você (para conversa, vídeo chamada, jogar online, compartilhar a Área de Trabalho,...), ele exibirá uma janela do KNotify permitindo que você aceite ou não o pedido.

  6. Um aplicativo para transferência de arquivo. Esse aplicativo será lançado automáticamente, como as janelas de chat e chamada, quando você desejar uma transferência de arquivo (enviando ou recebendo) de um de seus contatos e irá gerenciar isso para você.

  7. Um aplicativo para integração com o Nepomuk. Esse é um detalhe de implementação, muito interno, não mostrado para os usuários. Ele permitirá que você tenha "metacontatos" ao colocar os seus contatos no banco de dados do Nepomuk e definindo a relação entre eles. Ele permitirá, em algum ponto, compartilhar contatos com o Akonadi e outras funcionalidades legais.


No futuro, outros componentes podem ser adicionados, como um aplicativo logger para registrar suas conversas em arquivos ou em um banco de dados ou alguma coisa parecida e será muito simples adicionar funcionalidades de colaboração com outros aplicativos para realizarem algo com seus contatos. Por exemplo, o Krdc já tem uma integraçãom com o Telepathy e será possível que alguém peça que você compartilhe o Desktop através do Telepathy, você poderá utilizar o krdc para ver a Área de Trabalho do seu contato, sem precisar se preocupar com Firewalls ou coisa alguma.Infelizmente, o lado servidor disso está implementado apenas no Gnome nesse momento, então apenas um usuário utilizando o Gnome pode compartilhar seu desktop com você no momento, mas isso será resolvido no futuro.


Falando do Kopete agora, como você deve ter percebido, não existe muito lugar para o Kopete nisso tudo. Então, logo que seja adicionado tudo isso ao KDE, o Kopete sairá do ambiente gráfico. Ele não recebeu muito trabalho nos últimos anos e até muitos dos seus desenvolvedores estão focados no Telepathy-KDE, então eu penso que não temos nenhum motivo para mantê-lo no Projeto KDE. Além disso, o código do Kopete não é muito reutilizável, então nós não o utilizaremos como base. Muitas pessoas disseram que essa não era uma boa ideia, mas nós já tentamos portar o código do Kopete e isso não funcionou, então nós decidimos fazer tudo do zero.


Eu espero que isso explique tudo. Vamos parar de falar sobre o Kopete e começar a falar sobre o Telepathy-KDE.


Obs: Se você deseja entrar para o projeto ou participar, venha e nos encontre no IRC em #kde-telepathy em irc.freenode.net.


Original: http://gkiagia.wordpress.com/2010/09/20/what-is-telepathy-kde/

Nenhum comentário:

Postar um comentário