quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Chrome Web Store no Chromium


Em meio a notícias sobre o lançamento do Chrome OS e de outros “feitos” do Google, a notícia da Web Store criada para o sistema recém criado acabou passando sem praticamente ser notada. Um fato importante também acabou passando despercebido: a Web Store também pode ser utilizada com o Google Chrome, inclusive com a versão código aberto, o Chromium.


A Web Store é um recurso um pouco escondido no Chromium, no entanto, uma vez encontrada, dá ao usuário uma experiência impressionante. O princípio da ideia é que tudo que pode ser feito no seu sistema operacional poderá ser feito diretamente do navegador, através de um aplicativo online ou de um site. A grande desvantagem de tudo é que, obviamente, você vai precisar de acesso a internet para poder utilizar seu sistema.


A aparência da Web Store é a de um site de downloads mais organizado e simplificado. Uma grande parte dos aplicativos é gratuita, mas existe a possibilidade do aplicativo ser pago. Na verdade, existe uma lista de “tops” para os aplicativos pagos. Existe até uma pequena seção para temas, que é mais organizada e completa que a utilizada para temas atualmente.

Na Web Store você encontra desde aplicativos de verdade, como a versão do TweetDeck para o Chrome, quanto aplicativos que são apenas links, como o aplicativo do Identi.ca. No entanto, você já consegue fazer muita coisa que faz no seu sistema diretamente do navegador: editar textos (Google Docs App), conversar com seus amigos (IMO Instant Messenger, etc), edição básica de imagens (Picnik), jogos (em flash...) e muito mais.

Claramente, a experiência de ter um sistema diretamente no navegador ainda não é muito completa. Você irá sentir falta de mais opções de aplicativos, de um mensageiro instantâneo mais poderoso e de outras coisas. Uma boa parte dos “aplicativos” são apenas links para sites, como o aplicativo do Identi.ca, do Google Docs, do Google Reader, entre outros. A ideia não é totalmente ruim, mais precisa de mais tempo para ser desenvolvida e amadurecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário