quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Conectar Modem MF645 (VIVO 3G) com o Wvdial

Esse é um artigo que eu estava preparando há muito tempo. O problema era que eu NUNCA havia conseguido me conectar com a ajuda do Wvdial utilizando meu modem MF645 (VIVO 3G). Isso foi até eu descobrir o wvdialconf.


Quem quiser me chamar de nerd pode me chamar, mas, apesar de todas as ferramentas gráficas de boa qualidade que existem hoje no Linux, eu continuo achando que não existe absolutamente nada melhor do que você aprender a se virar no bom e velho modo texto. Até hoje eu só utilizo o Yum para fazer minhas atualizações e prefiro o wvdial para realizar minhas conexões.



É bem verdade que o NetworkManager deu uma bela melhorada nos últimos tempos. Adicionou um controle do "sinal" da rede para modens 3G e - creio eu - WiFi, melhorou a performance e o suporte aos modens 3G atuais. Todavia, eu sempre tive problemas com o meu modem, já que tanto o nm-applet, quanto o KNetworkManager só conectavam com eles quando bem entendiam, o normal era eu não conseguir me conectar. Felizmente isso mudou com a ajuda do Wvdial.


Uma parte muito importante desse post é o wvdialconf, por isso esse parágrafo é só para ele. O Wvdial é excelente, mas configurar uma conexão com a ajuda dele não é assim tão simples. O wvdialconf entra nessa parte: ele procura por uma porta que esteja com um modem habilitado, testa os comandos aceitos na porta válida e cria automaticamente o arquivo wvdial.conf, você precisa apenas adicionar o número da operadora, o nome de usuário e a senha da conexão.


Uma outra coisa que será necessária é alterar o arquivo resolv.conf, para inserir um dns válido. Se você não alterar o arquivo citado, você terá o famoso problema "conecta, mas não navega", já que o DNS inserido nesse arquivo não é válido. Insira, como root, o DNS do OpenDNS (208.67.220.220 e 208.67.222.222) ou do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4).


Você precisa rodar o programa wvdialconf usando sua senha de root (também será necessária para se conectar), já que o programa não consegue criar o arquivo wvdial.conf, nem detectar o modem na porta sem ter a permissão de administrador. No caso do meu ZTE MF645, ele encontra as portas /dev/ttyUSB1 e /dev/ttyUSB2 disponíveis, MAS O MODEM SÓ CONECTA NA PORTA /DEV/TTYUSB2. O Wvdial será configurado para se conectar a porta /dev/ttyUSB1, mas você deve alterar para /dev/ttyUSB2 quando for adicionar o número da operadora e o login no arquivo. Agora é hora de editar o arquivo /etc/wvdial.conf.




su -


gedit /etc/wvdial.conf

Meu arquivo wvdial.conf ficou dessa maneira:




[Dialer Defaults]


Init1 = ATZ

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0

Modem Type = Analog Modem

ISDN = 0

Phone = *99#

Modem = /dev/ttyUSB2

Username = vivo

Password = vivo

Baud = 9600

Auto DNS = off

Depois disso, basta se conectar e ser feliz:


su -c "wvdial"



Resolução de Problemas:


Eu tive um probleminha com o NetworkManager. Ao que parece, mesmo desabilitando o nm-applet, ele continua reescrevendo o arquivo /etc/resolv.conf em todo boot e, assim, deixando-nos com o bom e velho problema do "Conecta, mas não navega". Passeando pelos fórums nacionais e internacionais do Fedora, vi que alguns tiveram o mesmo problema. Apesar de muitas soluções mirabolantes terem sido propostas, eu vou dar apenas três soluções:




  • A Improvável:


Apesar de eu não ter testado, alguns comentaram que esse passo resolve o problema:




su -c "cp /etc/resolv.conf /etc/sysconfig/networking/profiles/default/resolv.conf"




  • A do Malandro:


Enquanto ninguém diz pra gente o que realmente faz o problema acontecer, a melhor saída é a boa e velha malandragem. Depois de configurar o /etc/resolv.conf da maneira correta, apenas salve o mesmo com o nome de backup. Mais ou menos assim:



su -

cp /etc/resolv.conf /etc/resolv.conf_backup

Assim, antes de conectar você roda o comando:



su -

rm -Rf /etc/resolv.conf

cp /etc/resolv.conf_backup /etc/resolv.conf


  • A Kamikaze


Já começo essa dica informando que você não deve executá-la se não tiver certeza que a conexão com o wvdial está funcionando ou se estiver disposto a reinstalar o sistema caso tudo dê errado. Bom, você foi avisado. ;)


Quem gera automaticamente a cada boot o arquivo /etc/resolv.conf é o NetworkManager. O Empathy, o Firefox e muitos outros programas também buscam nele a informação da situação da conexão. A ideia é basica: sem o NetworkManager, o arquivo /etc/resolv.conf não será atualizado (e assim, não te dará o problema de "Conecta, Mas não navega") e o Empathy e o Firefox irão reconhecer a conexão via wvdial.


A parte que poder dar medo ao iniciante é que pacotes como nm-applet e KnetworkManager serão desinstalados também. Ou seja, só tente essa solução se você tiver certeza que nem você, nem ninguém que utilize o PC depende do NetworkManager. O comando é esse:




su -c "yum remove NetworkManager"



Se você quiser tirar suas próprias conclusões: http://forums.fedoraforum.org/showthread.php?t=179398


 

2 comentários: