quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Experiência: Uma Semana Vivendo só no navegador

Na última semana, eu apresentei para vocês a Chrome Web Store, a loja do Google que irá oferecer aplicativos e temas, gratuitos e pagos, para o Chrome OS. Mas, como o Chrome OS é baseado no navegador Chrome (pra não dizer que é o mesmo, só que disfarçado...), que por sua vez tem a mesma base do Chromium, os aplicativos e temas da loja funcionam - e muito - bem no navegador de código livre. Passei uma semana usando só os aplicativos dentro do navegador e conto como foi a experiência para vocês.


Primeiro vamos aos aplicativos que utilizei:


Cliente Twitter: TweetDeck;
Mensageiro Instantâneo: Imo Instant Messenger;
Player de Música: Grooveshark;
Suíte Office: Google Docs;
Editor de Imagens: HTML5 Photo Editor by Aviary;
Email: Gmail;
Leitor de Feed: Google Reader;
Pequenas anotações: Quick Note;
Jogos: Gaming.


Os aplicativos na Web Store são, com raras excessões, links para páginas de programas online. É o caso do Docs, do Reader e do Grooveshark. Outros, como o Quick Note e o TweetDeck, tem uma aparência real de programas rodando no navegador. Esse é o caminho que deve ser seguido: aplicativos de verdade no navegador, não sites que façam o trabalho.


De qualquer forma, os aplicativos que eu mais utilizei nessa lista foram o Imo, o Docs, o Gmail e o Reader. Uma coisa interessante do TweetDeck é que, ao contrário do que eu pensava, quando o aplicativo está no navegador, você acha mais prático entrar no site de uma vez.


Os primeiros dois dias foram realmente complicados. A força do costume é díficil de ser vencida, e eu acabei clicando sem querer no ícone do Empathy nos dois primeiros dias, mas logo vinha a lembrança de usar o Imo. De todos os aplicativos testados, foi com ele que eu mais demorei a me acostumar, no entanto, já no terceiro dia eu abri o programa online direto.


Uma coisa que essa semana acabou me trazendo foi o uso do Reader, função do Google que eu nunca tinha utilizado. A ideia é interessante e a página cumpre bem o seu papel. O Gmail dispensa comentários, então não vou perder tempo procurando adjetivos pro serviço.


O Grooveshark, agora em sua versão html5, realmente me agradou como player de música. A página é veloz, o carregamento das músicas praticamente não parava e a coleção é bem completa. O Docs também é um serviço muito interessante e trouxe os editores de texto de volta para minha vida. Sim, de volta, já que eu só usava desde muito o editor de postagens do Wordpress. O QuickNote também é excelente para aqueles momentos em que você quer fazer apenas aquela anotação básica, para não esquecer.


A minha surpresa ficou por conta do HTML5 Photo Editor, da Aviary. É lógico, não vá esperar dele as funções que existem no GIMP ou no Photoshop, por exemplo. Mas o programa tem todas as funções básicas de brilho, coloração, saturação, redimensionamento e todas aquelas coisas das quais o usuário comum, e não o profissional d área de design e/ou fotografia, precisam.


Não pensem que eu deixei a parte dos jogos por último por ser a melhor. Muito pelo contrário. Como estamos falando de aplicativos no navegador, os jogos são em flash. Preciso falar mais? Jogos bobos que, se bobear, não divertem nem o seu filho de 5 anos...


Uma coisa que não em incomodou foi ter os aplicativos somente enquanto estiver online, afinal, quando eu estou no computador, eu SEMPRE estou online. Mas, obviamente, essa "limitação" vai chatear as pessoas menos "plugadas" que eu. Os programas online são realmente bem completos e a variedade disponível na Web Store realmente me surpreendeu. O HTML5 Photo Editor foi um achado, assim como o Imo. O Docs, Gmail e Reader são bons, mas não são novidades para mais ninguém.


A vida "online", com o sistema só no navegador me agradou. Eu ficava com vários programas abertos executando essas funções e nessa semana eu descobri que posso ter tudo online, sem problemas, gerenciando tudo no navegador. Os atalhos nas novas abas do Chromium são uma mão na roda, como se fossem atalhos na área de trabalho realmente, facilitando muito a vida do usuário. O conceito, é claro, precisa ser expandido e crescer, o número dos aplicativos e a qualidade precisam aumentar, mas isso é algo que o tempo fará. Ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário