segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Pino 0.3: Avançando, mas longe do objetivo

Na última semana vocês devem ter acompanhado (ou não) pelo Twitter/Identi.ca que eu estava atualizando meu Fedora 14 para a versão Rawhide. Para quem não está acostumado com os termos do Fedora, o Rawhide é um repositório onde estão os programas que virão a formar a próxima versão estável, no caso atual, o Fedora 15 Lovelock. Como é uma versão que nem chega ao status de alpha, não é recomendada para o público em geral e/ou para ser utilizada em máquinas de produção, apenas para aqueles que desejam realmente testar os novos programas e reportar bugs. Mas eu não estou aqui para falar do Rawhide e sim da nova versão do Pino.


Para refrescar a memória de vocês, o Pino fazia parte do Fedora na versão 13, mas acabou precisando sair na versão 14 por conta da "funcionalidade" do Twitter do OAuth, que quebrou muitos programas por aqui. Eu cheguei a postar a respeito no meu blog pessoal. O Pino não tinha suporte ao OAuth e o suporte ao Twitter da atual versão estável do programa acabou deixando de existir. A promessa é que o problema seria resolvido na versão 0.3, que prometia uma grande revolução na interface do programa. No entanto, eu nunca havia conseguido compilar o Pino 0.3 no Fedora.


Para minha grande surpresa, o Fedora Rawhide trás a versão em desenvolvimento, a tal 0.3, do Pino no repositório por padrão, o que me deu a chance de FINALMENTE testar o novo Pino. Vou deixar vocês verem um screenshot da interface antes de dizer qualquer coisa, para vocês mesmos tirarem suas conclusões do avanço do trabalho dos caras em relação a versão anterior.



Bom, só pela interface você que já utilizou o Pino anteriormente já viu que muita coisa mudou pra melhor. A nova interface resolve o problema que existia em trocar constantemente de usuário/conta para poder ver as mensagens. Ficou algo muito próximo do que é a interface do Gwibber atualmente. Na barra inferior, é possível escolher com qual conta você vai postar a mensagem.


Mas as novidades param por aí. Literalmente. No momento, só é possível adicionar contas do Twitter e do Identi.ca e postar atualizações nas mesmas. Opções básicas, como o RT/RD ainda não estão presentes nessa versão, assim como as funcionalidades dos menus e a pura e simples atualização da timeline. Para você ter uma ideia, nem o menu de Ajuda funciona, nem os créditos os caras colocaram ainda.


Com tudo isso, eu posso afirmar que o Pino 0.3, quando estiver pronto, será um excelente programa, digno de se fazer presente novamente no Fedora. A versão presente nos repositórios ainda é um preview, mas, ainda assim, eu esperava um pouquinho mais dela. O problema existe, pelo menos, desde antes do Fedora 14, que foi lançado no segundo dia de Novembro. Isso conta mais de dois meses e o estágio do desenvolvimento ainda é muito inicial. Vamos aguardar a evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário