quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Firefox Qt4 - Fazendo um Teste

Ontem saiu por aqui uma notícia de mais de um mês atrás, relacionada ao desenvolvimento da versão Qt4 do Mozilla Firefox. A principio, pensei em ficar longe dele, mas já que estou em um pré-alpha do Fedora, acabei acreditando que uma versão de testes a mais, uma a menos, não me faria tanta diferença. Baixei o Firefox 4 b12 Qt4 (build 15/02/11 - 15:36) e fiz um teste. Lembrando que eu não baixei o KDE para executar o teste, então pode ser que você tenha mais sorte do que eu tive.




O download do Firefox Qt4 é basicamente do mesmo tamanho do Firefox versão normal. E, a primeira vista, você acha que tudo está no lugar correto, retirando o tema que simplesmente não funciona, sendo necessário instalar um outro tema já compatível com o Firefox 4. Também tive problemas com os menus, cujo background não aparece (provavelmente por eu não ter um tema Qt instalado...), tornando a navegação, no mínimo, complicada.


Enquanto você está só olhando pra ele e navegando pelos menus, tudo é uma maravilha. Os problemas começam a brotar quando você resolveu utilizá-lo como utilizaria o seu navegador padrão. Para começar meu desespero, o teclada "tab" não funciona, provavelmente um atalho que não foi portado para a nova versão ainda. Ao tentar navegador por sites como o Twitter, por exemplo, enfrentei travamentos que não enfrento no Chromium e no Firefox 4 normal, o que me leva a crer que é também um problema na migração para a nova biblioteca.


Eu bem que tentei e tive a boa vontade para escrever essa postagem no próprio Firefox Qt4, mas ele simplesmente não deixou: travamentos graves, em alguns momentos arriscando travar todo o sistema, e um bug #FromHell na hora de digitar uma letra com acento me empediram de concluir meus planos.


O travamento ocorre porque, aparentemente, o Firefox Qt4 ainda consome mais processamento que a versão principal. Então, uma simples troca de abas já trava o navegador e, se você tentar insistir, pode acabar tendo um travamento do sistema. Já o bug na parte de acentos, é chato e incomodo toda vida, mas não chega a impossibilitar o uso. O que ocorre é que, ao tentar digitar maçã, por exemplo, o Firefox Qt4 repete o "ã" de maçã, criando algo como maçãã. Bobo? Imagina digitar um texto onde esse (d)efeito ocorre toda vez que você tentar acentuar uma palavra. Torna impossível o uso.


Como chegou a dizer um dos desenvolvedores do KDE, o Firefox Qt4 ainda é algo par a o futuro, a Mozilla ainda tem um longo caminho para percorrer. O presente dessa versão do navegador é travado, meio feio e bugado. Vamos aguardar pra ver no que vai dar esse port e se vai dar em alguma coisa.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário