quarta-feira, 15 de junho de 2011

Testando o Mozilla Aurora

Como eu cheguei a comentar no meu Twitter, apesar dos avanços do Firefox 4, eu infelizmente estava meio cansado de diversas coisas nele e acabei voltando ao Chromium. No entanto, como acho importante o trabalho da Mozilla Foundation, resolvi dar outra chance ao panda vermelho, mais dessa vez ao chamado Aurora, o branch Experimental do Firefox. Os resultados eu escrevo nesse post.




Primeiramente, pelo screenshot, vocês já podem notar que não existe ainda nenhuma mudança em termos de aparência. Talvez a maior diferença entre o design do Firefox 4 e do Aurora seja o botão "Minha Opinião", que serve para você relatar bugs e enviar sugestões aos devs da Mozilla. A outra diferença, também irrelevante, é o ícone que, na minha opinião, é muito bonito e bem trabalhado.


Falarei em primeiro lugar das novidades que qualquer um vai perceber. Uma das minhas maiores alegrias é que, finalmente, o carregamento de páginas do Aurora é praticamente tão rápido quanto o do Chromium. A velocidade é, sem dúvida, o grande diferencial do Aurora. Além disso, a versão conta com um suporte muito melhorado ao HTML5 (a pontuação do Fx4 era 235 e o Aurora chegou a impressionante marca de 288).


Uma novidade que não vai fazer diferença para nós, pobres mortais, mas que deve agradar aos desenvolvedores web é a adição de ferramentas para desenvolvimento web. Para o básico, que é o que eu faço, as ferramentas do Chromium ainda são melhores, mas me parece que as ferramentas presentes no Aurora tem mais capacidade, capacidade essa que eu não sei aproveitar. :(


Você pode baixar o Aurora nesse link e ver como realizar a instalação aqui, o post é para o Firefox 4, mas tudo pode ser adaptado ao Aurora. Lembrando que não é recomendável utilizar o Aurora em máquinas de produção, pois ele ainda pode conter bugs.


 

2 comentários:

  1. E esse tema pro shell, compartilha?
    ;P

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Antônio. Posso compartilhar sim, é Adwaita White: http://gnome-look.org/content/show.php/Adwaita-White?content=142377

    Abraços.

    ResponderExcluir