quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dando o visual do Chrome ao Firefox

O que eu posso dizer? Apesar do Firefox me encher a paciência em várias situações, consumir um caminhão de memória RAM e ter uma interface parada no tempo, eu simplesmente não consigo deixar de tê-lo instalado. Nem que seja uma versão pré-alfa bem #porralouca, como o Firefox 8.


Se, infelizmente, eu não posso fazer nada para fechar a boca do nosso panda comilão, nem tão pouco fazê-lo ser um tantinho mais rápido, ao menos posso dar um banho de loja nele, fazendo com que o aproveitamente da tela seja maior e o visual um pouquinho mais incrementado. Para isso, vamos utilizar algumas das (inúmeras) extensões do navegador. Vamos a lista:

Hide Caption TitleBar Plus: https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/hide-caption-titlebar-plus-sma/


FxChrome: https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/fxchrome/


Omnibar: https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/omnibar/


Downloads in Tab: https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/downloads-in-tab/


Download Statusbar: https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/download-statusbar/


Speed Dial: https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/speed-dial/


Qual é a finalidade de tudo isso? Bom, conforme eu disse, é dar ao Firefox organização e aproveitamente de tela melhores. De tudo isso que eu indiquei acima, a única que não é obrigatória é o FxChrome, que é um tema parecido com o atual do Google Chrome.

Vou dedicar a maior parte desse tutorial a falar do Hide Caption Titlebar Plus, porque ele é o verdadeiro “pulo do gato” de tudo isso. É ele que “esconde” a barra de títulos, adiciona os botões de minimizar/maximizar/fechar ao mesmo local das tabs. Mas, para fazer tudo isso, ele precisa de uma configuração correta, sem erros.

Na guia “main”, na opção Caption (Titlebar) Use Mode:, selecione Never e, em Define Action for Close Button, marque Close Fx Window (default).



Na guia “Look and Feel”, em Show Firefox 4 + Main Menu Button marque a opção disabled. Em Custom Minimize, Maximize and Close Button, marque as duas primeiras opções como Enabled e a última, marque Auto: Current theme’s Skin.



Creio que isso já vai dar um novo visual ao Firefox depois de uma reinicialização, mas você pode dar uma conferida nas outras opções mais tarde, é claro. Instale as outras extensões - principalmente a Downloads in Tab e a Omnibar - para ter uma experiência ainda mais completa e... pronto! O estilo e o aproveitamento de tela do Chrome com o, tão falado, “poder” do Firefox. Espero que tenham gostado. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário