sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Chat de qualidade no Linux Parte 1

Uma das maiores preocupações que muitos usuários tem na hora de migrar para o Linux é o sobre o famoso MSN da Microsoft, embora muitos reclamem das versões atuais ao mesmo tempo que elogiam alguns pontos, a verdade é que AINDA não temos um software para competir de igual  no Linux, claro que temos ótimas alternativas e que estão evoluindo a passos largos e por isso citarei algumas que atendem muito bem o seu propósito.



Amsn

Conhecido por ser o famoso clone do msn, atualmente encontra-se na versão 0.98.4 ( lançado em 8 de dezembro de 2010), costuma ser o mais utilizado, tem pacotes para Ubuntu, Fedora,Debian, Gentoo, Pardus,Canaima, além do tar.gz. Opinião pessoal, o visual não me agrada, tem plugins interessantes, e atende o seu propósito. O Amsn assim como futuramente o Amsn2 pode-se ser baixado direto pelo site oficial.


Amsn 2

A versão 2.0 do amsn que segundo os desenvolvedores foi totalmente reformulado e feito em python, ainda não foi lançado, e isso já vem se arrastando desde de 2008 se não me engano, em nóticia lançada no site oficial ,  percebe-se um aspecto positivo mas ainda incerto quanto ao lançamento oficial. Existem algumas artimanhas para se usar o amsn2 que não citarei pois não é oficial do time de desenvolvimento do amsn. Assim que for lançado farei um post espescifico sobre isso : ) . Segue uma foto não oficial.


Emesene

Outro também muito semelhante ao msn , mas com um visual leve e mais limpo( opinião pessoal) , também conta com alguns plugins, e ajustes disponivéis, bem prático e conhecido de certo modo.



 

O emesene é outra alternativa até mesmo para os usuários que não gostaram/adaptaram-se ao amsn etc. Eu já usei por um tempo e costumo sempre deixar instalado, e diferente do amsn tem atualizações um pouco mais frenquentes ,uma boa opção.



Aceita os protocolos do msn, gtalk, facebook, e dummy. O Emesene está na versão 2.12.1 que acabou de ser lançada em 2 de janeiro de 2012.Link para  download do site oficial.

Pidgin

O meu favorito aceita vários protocolos como por exemplo MSN,AIM, Yahoo,Facebook,Gtalk, gadu-gadu, ICQ, IRC, Myspace, entre outros. Igual os anteriores também tem diversos plugins para personalização disponiveis, suporte para mensagens offline, um visual que me agrada mesmo sendo simples, e é muito funcional. Recomendo fortemente!.



Atualmente encontra-se na versão 2.10 disponivel para download no site oficial.

 

Conclusão

Citei os 3 principais mensageiros que conheço, e que também já utilizei , existem muitos outros, como o Empathy, e o Kopete, que citarei num post futuro, espero que tenham gostado. Façam os Testes, tirem suas duvidas, e vejam qual o melhor comunicador instantâneo para cada usuário, opções não faltarão no mundo do software livre : ).

 

9 comentários:

  1. O melhor e mais completo cliente para MSN em linux é de longe o Kmess. Pra ele ser perfeito só falta o suporte a webcam, mas de resto ele tem necessario. Uma pena que os aplicativos da KDE não tenham tanto espaço assim.

    ResponderExcluir
  2. Cada um tem seu gosto, falarei um pouco dele entre outros, na parte 2.

    ResponderExcluir
  3. Para mim o melhor é o empathy.. Super leve e minimalista.
    O pidgin tem alguma coisa nele que nao me agrada muito.. Mas n sei o que é.

    ResponderExcluir
  4. Da última vez que usei o Emesene ele não mostrava o nome da pessoa que estava conversando. Vou ver como está atualmente.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você, Eduardo. Para mim, o melhor é o Empathy. Mas vamos esperar o Chico falar das outras opções na próxima semana. ;)

    ResponderExcluir
  6. Cristian Martins13 janeiro, 2012 21:19

    Para mim o melhor era emesene 1.6.3, era muito bom, mas parece que não funciona mais. Emesene2 como ainda esta em desenvolvimento, ele é esta bem estranhão, e achei ele meio pesado. Gosto do empathy por causa do themas adium, mas comigo nao funciona legal, nao transfere arquivo, nao recebe mensagem offline uso ubuntu 10.04,deve ser por causa do sistema. Utilizo pidgin, no começo nao gostei muito, mas fui procurando coisas sobre ele e mexendo acabei gostando bastante, e é bem leve.. Amsn pelo menos comigo é impossivel usar-lo é muito pesadão ..

    ResponderExcluir
  7. pra mim o empathy e pidgin e o kopete ficam empatados, cada um fica devendo uma coisa. mas aparente mente o instantbird parece promissor

    ResponderExcluir
  8. Tenho já alguns em mente para falar na parte 2 do post, mas agradeço a dica!

    ResponderExcluir
  9. Cristian Martins16 janeiro, 2012 20:18

    Instalei esse instantbird, o programa ainda tem poucas oções mas tem potencial, acho que é um programa que o pessoal do pidgin deveria olhar com um certo carinho e pega algumas ideias. Pidgin é bom, mas falta opçoes para personalizar, sem conta que colocar temas adium nele é meio complicado

    ResponderExcluir