quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Primeiras semanas no Arch Linux: uma breve análise

Eu sempre ouvi falar bem o Arch Linux, mas sempre tive um certo receio (entendam receio como uma maneira educada de dizer que eu me melava de medo...). Pois depois que sai do Fedora, passei um tempo no Mageia e, finalmente, tomei vergonha na cara coragem e fui testar o Arch. E, mesmo depois de tudo o que vi e aprendi no mundo Linux, me considero surpreendido.



O primeiro motivo da surpresa é que, se você tiver o cuidado de ler alguns tutoriais sobre a instalação do Arch ou a Wiki do mesmo, a instalação e primeiras configurações irão ocorrer sem problemas. Fica o meu aviso para fazer a leitura dos guias em um dos links, por que eu fui tentar fazer sozinho e fiz uma meia dúzia de ca$@!&*gadas por pura falta de costume e conhecimento em relação as ferramentas do mesmo.


Uma outra questão importante é que o Arch Linux não é exatamente uma distro para iniciantes, como o Ubuntu, Fedora ou Mint. Eu sei que a galera vai reclamar nos comentários, mas eu considero que a dificuldade do Arch está no mesmo nível da dificuldade do Debian. A única vantagem do Debian, ao menos quando você baixa a versão em CD, é que você inicia a sua personalização com um ambiente gráfico, não necessariamente numa tela preta cheia de letrinhas (também conhecida como modo texto, pelos íntimos).


Passados os "traumas" da instalação e  da configuração, você vai perceber que o Arch Linux é sensivelmente mais leve que a maioria das distribuições atuais, mesmo com ambientes gráficos completos, como o Gnome ou o KDE. Outro ponto importante é a infinidade de pacotes disponíveis, principalmente depois que você instala o yaourt e, com ele, tem fácil acesso aos pacotes AUR, que são uma espécie de PPAs turbinados.


Depois de algumas semanas somente no Arch Linux posso garantir que é uma experiência incrível. A única barreira que pode atrapalhar os usuários novatos ou menos experientes é a instalação e configuração, mas passado esse "susto", a distribuição se mostra sólida e personalizável. Recomendo um teste, se não agora, futuramente, com o Arch Linux para todos.

13 comentários:

  1. O arch linux é realmente muito bom pra quem tá querendo aprender a mexer na marra nas configurações do linux... E tem o melhor packager manager: pacman
    Só acho que ele é mais parecido com o Slackware do que com o Debian, por conta das coisas serem mais "complicadinhas".

    ResponderExcluir
  2. kleberson ventura01 fevereiro, 2012 10:03

    caramba cleiton, como eu disse antes. quando to pensando em algo alguém vem e posta, aff to sem sorte. Falando de arch, eu já estou nele a mais de 6 meses, bati meu recorde de uso de uma mesma distro, e acho que não irei mudar tão cedo.
    É a distro mais atualizada e com as maiores novidades. E eu acho que o arch é um pouco de tudo, e por isso tu não sente falta das outras, pelo menos eu acho

    ResponderExcluir
  3. Cleitom , apenas para completar o teste se tiver disponibilidade para isso edite o pacman.conf , adicione o Server

    [pfkernel]
    Server = http://dl.dropbox.com/u/11734958/$arch

    E instale o kernel-pf (linux-pf) otimizado para sua arquitetura , faça a alteração necessária no grub e faça novo teste .
    Eu fiquei impressionado com a diferença de performace , faça o teste e depois de sua opinião .
    Caso se interesse por mais informações sobre esse kernel http://tecnologiaetc.net/2011/08/18/fazendo-o-pinguim-voar-pf-kernel/
    Se preferir compilar vc mesmo (não recomendo pois não faz diferença ) pode baixar no AUR aqui http://aur.archlinux.org/packages.php?ID=50956

    Obs. Uso Archlinux a 4 anos estou sempre com tudo super atualizado , sem bugs e sem formatar a maquina .

    ResponderExcluir
  4. Anna, obrigado pelo comentário. Na minha modesta opinião de ex usuário Fedora, ainda sinto falta do Yum, mas o pacman é realmente muito bom.

    Sobre Slackware ou Debian, vai do gosto. Eu acho que o Debian começou a facilitar um pouco mais a coisa depois que se aproximou da comunidade Ubuntu (ou a comunidade Ubuntu se aproximou dele, depende do ponto de vista).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Opa, Luiz, obrigado pelo comentário e pela sugestão. Vou dar uma olhada e sim e postarei sobre o mesmo na próxima semana.

    Estou surpreso pela quantidade de usuários do Arch que apareceram aqui e no nosso Twitter.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá Espaço! Eu testei uma única vez o Arch e mal consegui instalar (na verdade, eu não consegui) hahahahahaha! Enfim, eu tentei usar o Slackware, e ele é bem mais fácil de instalar do que o Arch. Eu já li no Desciclopedia que o Chuck norris usa Arch pra brincar por que o Slackware é fácil demais! xD Eu queria muito tentar usar o Arch, mas não achei seus TUTO na internet muito práticos. O Slackware que tive a oportunidade de usar, percebi que é uma distro muito estável e segura, mas de difícil manuseio, exceto se você tive sorte de baixar um arquivo já em .txz . Até hoje não consigo entender a lógica por trás dos famosos tar.gz, tar.bz, etc. Só usei as distros amigáveis, e fiquei no Ubuntu que, mesmo eu sabendo brincar um pouco na linha de comando, não é comparável a complexidade e beleza do Slack e do Arch (penso eu, já que nunca sequer usei de fato o Arch).

    ResponderExcluir
  7. Usei o Arch Linux durante 1 ano inteiro. A primeira instalação foi complicada, e o Wiki brasileiro era desatualizado demais, acabei lendo os tutoriais em espanhol. Mas depois, foi só alegria. O pacman é perfeito, e sinto muita falta dele. Hoje estou no Ubuntu, mas já passei pelo Fedora (O yum também é ótimo), Debian, Slackware, Mandriva, entre outros.

    Tenho medo mesmo é do Gentoo. Dá arrepios só de pensar.

    ResponderExcluir
  8. Você está certo.... Você é o único cara na internet dizendo que o arch está no mesmo nível de dificuldade do debian. Pra começar, o instalador do arch é em modo texto, o debian tem instalador gráfico (qualquer clicador instala). Outra coisa, depois da instalação, o arch não tem interface gráfica, ou seja, não é intuitivo (mas também não difícil), o debian depois de instalado já vem com gnome, tudo configurado, o trabalho que o usuário terá, será o de instalar programas (como no arch). Enfim, no arch tudo tem que ser configurado. Tem que instalar e configurar xorg, alsa, instalar interface gráfica, configura runlevel, configurar gerenciador de login etc etc. Sinceramente, arch é mais parecido com o slackware, pela filosofia kiss, e com o gentoo devido aos pacotes otimizados, a diferença entre a otimização do gentoo e do arch, é que a otimização do arch é para uma arquitetura, a otimização do gentoo é para o hardware específico, o que torna a do gentoo um pouco melhor, ou seja, gentoo é um pouco mais rápido que o arch. Enfim, o arch não é difícil, só não é intuitivo, como você mesmo disse, é preciso ler um pouco antes de instalar, mas não é difícil, eu mesmo instalei na segunda tentativa, quanto ao gentoo, bem... esse sim é para Chuck norris, tem uma distancia bem grande da instalação do arch para a do gentoo. No arch, você já tem um sistema básico, basta ir instalando os pacotes com o pacman e configurando o que precisa ser configurado, enquanto no gentoo, você precisa montar esse sistema básico (o que não é fácil). Bem... termino por aqui, porque acho que já falei demais rsrs. No mais, boa sorte com distro, arch linux é um pouco difícil de largar, depois de instalado e configurado, basta um pacman -Syu por semana ou dia ou a qualquer momento que te der na telha, e pronto, não precisa ficar se estressando com mais nada.

    ResponderExcluir
  9. Hugo, com um pouco de leitura e experiência, o Arch é só felicidade.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. [brincadeira] Isso que é descer na vida, sair do Arch para usar o Ubuntu? :@ [/brincadeira]

    Hian, cada distro, a sua maneira, tem suas qualidades. O Arch por ser muito personalizável desde o começo, talvez brilhe mais aos olhos dos mais experientes.

    Abraços e obrigado pela visita. :)

    ResponderExcluir
  11. Lucas, conforme eu disse no post, não esperava realmente que alguém compartilhasse do meu ponto de vista em relação a comparação Debian e Arch.

    Olha, só não acho que ter instalador gráfico e iniciar com interface gráfica seja garantia de "intuitividade". Inclusive, o novo instalador gráfico do Debian foi chamado de pouco prático por muitos (conforme eu noticiei aqui) e nem prático para conexão o Debian é (conforme eu disse aqui).

    Mas, sim, o Debian, assim como o Arch, é uma boa distro.

    Enfim, tudo é questão de ponto de vista. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  12. Cristian Martins03 fevereiro, 2012 07:19

    Até agora só usei distro da familia "Buntu", mas em maquina virtual ja testei algumas e o ARCH foi a unica que não consegui instalar. Tenho certo receio e preguiça de troca de distro , ter que configurar tudo e o ubuntu esta rodando legal. Mas um dia ainda testo Arch parece ser muito leve.

    ResponderExcluir
  13. Bem, o instalador do Debian pode ser iniciado em modo gráfico mas foi só eu que achei ele meio confuso (principalmente na hora de particionar os discos)? Achei a instalção do Arch mais rápida e você não precisa configurar o xorg não, alias qualquer pessoa que use Gnome ou KDE não precisa mais hoje em dia. Nem o KDM/GDM preciam mais ser configurados. O resto é verdade precisa ser configurado mesmo. De qualquer modo ele tem um desempenho muito melhor que o do Ubuntu, Fedora, Debian, etc. Nunca testei o Gentoo e agora que vc falou vou até reservar um sábado para testar ele. :D

    ResponderExcluir