quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

R.I.P. Kubuntu? Eu acho que ainda não...

Bom, a notícia saiu ontem, foi inclusive noticiada nos principais sites sobre Linux e Software Livre nacionais e internacionais: a Canonical não investirá mais no Kubuntu. Trágico? Esperado? #EuJáSabia? Falarei sobre isso nesse artigo.



[youtube https://www.youtube.com/watch?v=AXGONt31qEs]

Primeiro, vamos esclarecer as coisas: o que todo mundo está chamando de “investimento” é o pagamento de UM (você não leu errado, 1) funcionário para desenvolvedor e trabalhar no Kubuntu. Eu prefiro não acreditar que a Canonical realmente confiava que isso era suficiente para enfrentar distros que se dedicam ao KDE quase que exclusivamente, como Mandriva, Mageia e openSUSE, só para citar as principais.


Esclarecido esse ponto, o fato é que a Canonical deixará de “investir” no Kubuntu, mas não está descontinuando o mesmo (pelo menos não oficialmente). Seguindo a moda atual do “não quero mais? Entrego pra comunidade!”, a empresa desenvolvedora do Ubuntu entregará o seu “K” a comunidade. Mas o que isso significa?


Até a versão 12.04 o Kubuntu será uma distro da Canonical, onde a comunidade colabora. Após esse lançamento, caso a distro consiga material humano suficiente para se manter viva, ela será um distro da comunidade, com colaboração da Canonical (que será basicamente infraestrutura).


Na minha pobre e humilde opinião, o “K” da família Ubuntu estará em melhores mãos a partir de Abril. Afinal, eu confio mais na comunidade ao redor da família *buntu do que na Canonical para fazer as coisas acontecerem. Se você acha bobagem, dê uma olhada no Launchpad e veja a quantidade de projetos interessantes que existem por lá, a grande maioria sem nenhum apoio da empresa do Tio Shuttleworth, com excessão da infraestrutura, é claro.


A verdade é que a única certeza que temos agora é que o Kubuntu não terá mais uma empresa por trás. A sobrevivência ou morte da distro nesse momento depende da capacidade de organização da comunidade que existe ao redor da mesma. Eu confio que ela irá sobreviver.


obs: Mas enquanto ela se decide entre vida ou morte, bem que você poderia dar aquela testadinha no Fedora KDE, openSUSE e Mageia, não é? ;)


Comunicado Oficial: https://lists.ubuntu.com/archives/kubuntu-devel/2012-February/005782.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário