sexta-feira, 23 de março de 2012

Projeto #UNIAOLIVRE e o fim do Big Linux

A notícia é triste para a maioria dos usuários da distribuição (ou remaster, como queiram chamar) Big Linux. O desenvolvedor principal do projeto, Bruno Gonçalves, anunciou no fórum que a distro será descontinuada após o lançamento da versão que será baseada no Kubuntu 12.04 e que, no lugar, ele criou o projeto União Livre.



Por mais supreendente que possa parecer para alguns, desde a época que eu participava do fórum do Big Linux, o BigBruno, como a maioria dos usuários do Big costumam chamá-lo, tinha essa vontade: ao invés de criar uma distro, gerar uma ISO e tudo mais, colocar o diferencial da distro (no caso os painéis de configuração) em um repositório e incentivar que os usuários do Kubuntu instalem os mesmos. Mas a demanda pela distribuição criada por ele sempre foi muito grande, o que acabou sendo incentivo para o lançamento do Big 5 e, até o fim de Maio, do Big 6 (ou 12.04).


Mas parece que a vontade do desenvolvedor superou finalmente a boa vontade e o compromisso de suprir a demanda. Em um post no fórum da distribuição, ele avisa sobre os planos descritos nos parágrafos acima e informa da decisão de descontinuar a distro. Só me cabe aqui agradescer ao Big Linux pelo tempo em que eu o utilizei e pelo incentivo que a distro me deu para aprender Python.



O Projeto #UNIAOLIVRE


O Projeto União Livre, conforme a própria página do mesmo descreve se foca em “descontinuar as atuais distribuições Linux do Brasil” e, conforme fica entendido no decorrer do texto, criar uma fundação (como a Gnome Foundation, por exemplo) que reúna todos os desenvolvedores das distros atuais e que sirva para organizá-los.


Apesar de achar a ideia muito boa e acreditar que o melhor para o cenário Linux no Brasil seria seguir esse caminho, pelo pouco que conheço dos desenvolvedores de “distribuições” nacionais, a adoção não deve ser grande.


Em primeiro lugar porque um dos principais motivos para a existência de tantas pequenas distribuições é o orgulho. O pessoal quer um Linux pra chamar de seu, mesmo que ele não seja lá grande coisa e que praticamente ninguém o utilize.


Um outro ponto é que a afirmação “Cada pequena distribuição costuma ter algum diferencial” presente no texto nem sempre é verdadeira. Todos nós conhecemos pelo menos uma meia dúzia de distribuições Linux que não tem um bom motivo para existir, o tal “diferencial” não existe. As únicas excessões de que me lembro agora são o Big Linux, com o seu Big Centro de Controle, e o ResuLinux, com o Texas Flood.


Infelizmente, não creio que irá sair alguma coisa da ideia do União Livre. O Big Linux teve um papel estratégico no cenário nacional logo depois que o Kurumin foi descontinuado, mas foi perdendo cada vez mais a razão de existir a cada avanço do (K)ubuntu e das grandes distribuições internacionais. Enfim, #RIP Big Linux.


Página do Projeto União Livre: http://uniaolivre.com



[poll id="2"]

14 comentários:

  1. Eu acho essa ideia fantástica. Já assinei a petição e acho que esse é um cenário necessário. Hoje, estou utilizando distros internacionais, que suprem melhor minha necessidade, mas gostaria de ter algo nacional. Utilizaria com orgulho, e com a certeza de ter algo que conhece o cenário brasileiro. Uma distro bonita, mas que não exija tanto assim de hardware, e que nem por ser bem trabalhada seja lenta. Estou torcendo por essa ideia. Gosto do Biglinux, mas deixei de tê-lo pelo não-suporte (oficialmente) para sistemas 64 bits.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, obrigado pela visita.

    Eu também acho a ideia ótima e gostaria muito que ela desse certo, mas a experiência me diz que isso dificilmente acontecerá. Enfim, espero ser surpreendido. ;)

    Boa noite.

    ResponderExcluir
  3. -usei o "incrivel" BL-4.2 no meu dell-1525 por 2 anos
    -até que descobri o linuxmint
    -tbem cheguei a testar o epidemic, resulinux e brlix sem me empolgar
    -depois disso fiquei desencantado com os brazilian linux
    -acho dificil uma ditro brazuka emplacar por muito tempo
    -pelo simples fato de : no money, no distro!

    ResponderExcluir
  4. Acho boa idéia, porem acho dificil emplacar.
    Apesar de eu gostar, não sou favoravel a incluir ou modificar distros que não são tipo debian (tipo o PQui, que é Slackware), tipo o Succi.
    poderiam tentar reunir apenas as muitas debian like existentes.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Clodoaldo.

    Também fui usuário do Big 4.2 e aguardei por um longo tempo pelo 5, até desistir e partir pra outra. Concordo que o problema é dinheiro, os desenvolvedores não trabalham o tempo todo na distro, não tem infraestrutura e muito menos tempo para manter um repositório próprio servido com muitos aplicativos sempre atualizados.

    Obrigado pelo comentário e pela visita. :)

    ResponderExcluir
  6. Olá, Albfneto.

    A ideia é reunir todos os desenvolvedores numa mesma distribuição e isso esbarra, entre outras coisas, nisso que você colocou: nem todas utilizam a mesma base e acho meio complicado que se chegue a um consenso nesse sentido.

    Abraços e obrigado pela visita e pelo comentário.

    ResponderExcluir
  7. Cara que idéia mais ridícula, só porque o projeto do cara despencou o cara agora quer que todos desistam de editar ou remasterizar suas isos pra satisfazer o ego do BIG, e ainda fazer uma petição pública é demais para a cabeça de qualquer um, o Software Livre só tem esse nome justamente por causa da liberdade de se fazer o que bem entender.

    Acho que é melhor o cara se dedicar a apoiar grande projetos do que ficar com essas ideias de saquinho de vômitos.

    Doque é que uma mente vazia não é capaz.

    ResponderExcluir
  8. Meu caro , vc tem razão ,onde está a liberdade em fazer uma petição para descontinuar as atuais distribuições Linux do Brasil , acho que no mínimo o conceito de liberdade está terrivelmente distorcido .
    A liberdade de um termina onde começa a do outro , em suma a dele acabar com a distro termina onde começa a de outra pessoa manter ou iniciar a dele .
    Seria mais polido ele simplesmente acabar com o Biglinux e ficar na dele .
    Isso está me parecendo uma forma de sair pela porta dos fundos sem assumir que cansou mas o caminho tomado está terrível .

    ResponderExcluir
  9. Fala Cleiton!

    Realmente tudo parece difícil..., seguir em frente ou partir para outra...

    O Big Linux acaba apenas para que se cumpra uma lei do universo: Tudo que um dia nasce, um dia morre...

    Mas também podemos aplicar outro ditado: A união é que faz a força, e nesse sentido acho que o BigBruno tem razão...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Jorge, seja bem vindo ao blog. Quanto tempo que a gente não se falava, hein? :D

    Ele até tem razão, concordo que uma distro única e forte faria bem para a comunidade brasileira. Mas são muitos egos inflados, é complicado. Mas eu desejo sucesso ao projeto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Sou a favor da união livre!

    ResponderExcluir
  12. Maurício Mendes29 abril, 2012 16:18

    A ideia do Bruno é unificar-mos os esforços em prol de uma distribuição nacional forte e bem estruturada, com uma fundação e todos os aparatos técnicos que uma distribuição precisa, veja bem o cara mantinha uma distribuição sozinho praticamente sem nenhum apoio a não ser de alguns colaboradores (cuidando do visual do big), mas o serviço pesado era com ele, sem falar que o sujeito tem emprego, família enfim vida social, e olha que manter um projeto como o que ele mantém por oito anos não é fácil concorda. Poxa o cara realmente cansou de remar sozinho e quer ajuda para criar-mos algo consistente e viável, existem excelentes programadores em nosso vasto país que podem colaborar ou você acha que por ser brasileiro não merecemos algo com a nossa cara e personalidade ou você (brasileiro) se acha um zero à esquerda que não mereça tal privilégio? Ou você é daqueles que só enxergam problemas mas não consegue visualizar soluções???

    ResponderExcluir
  13. Olá, Mauricio. Seja bem vindo ao Espaço Liberdade.

    Concordo com você que o União Livre é uma boa ideia e que o trabalho do Bruno no Big era excelente, tendo em vista que desenvolvia praticamente sozinho.

    O que estou questionando é se os outros desenvolvedores vão concordar em deixar o ego de lado e irão se unir. Continuo achando bem complicado, mas vai que dá certo.

    Abraços e obrigado pela visita. :)

    ResponderExcluir
  14. O mesmo motivo do fim do Kurumin ...

    De qualquer forma, o Bruno Gonçalves é um herói, merece todo nosso crédito.

    A União Livre pode vingar, se os desenvolvedores deixarem de lado o ego, e pensarem na comunidade.

    Mas essa União Livre precisa ter um líder, e aí começa tudo de novo...

    ResponderExcluir