quarta-feira, 2 de maio de 2012

[Entrevista] Conheça mais sobre o Boot to Gecko

Muita gente se surpreendeu com o passo dado pela Mozilla Foundation quando anunciou seu próprio sistema para dispositivos móveis, o Boot to Gecko. Após muitas questões sobre a concorrência com o Android e o iOS e o próprio futuro do sistema, foi anunciado nesse mês que o B2G é pra valer e que chegará primeiro ao Brasil, através de uma parceria da Mozilla com a empresa Telefônica. Entrei em contato com a área de imprensa da Mozilla para fazer algumas perguntas.




Antes das questões fica aqui o meu agradecimento a Molly (Ingham) Luby, da parte de imprensa da Mozilla que me respondeu com toda a educação e foi muito atenciosa sempre. Ela repassou as questões para Andreas Gal, diretor de Pesquisas na Mozilla, que respondeu as questões levantadas.



O B2G é, com certeza, uma excelente ideia para uma plataforma móvel realmente de código aberto. Mas como a Mozilla está trabalhando para o B2G ter mais sucesso que o MeeGo, por exemplo?


O MeeGo tentou criar um ecossistema de aplicativos proprietários, e por fim falhou em alcançar escala. A Mozilla está aproveitando o ecossistema Web existente com milhões de páginas da internet e aplicativos online. Com o B2G, nós estamos buscando liberar o poder total da plataforma web em dispositivos móveis e possibilitando o desenvolvimento de um verdadeiro dispositivo móvel HTML5.



Muitos desenvolvedores estão receosos em relação a maturidade do HTML5 e do CSS3. Você acha que o HTML5 e o CSS3 estão suficientemente maduros para atrair desenvolvedores? Os desenvolvedores do B2G estão trabalhando em melhorar e expandir essas tecnologias?


Sim. Hoje já há uma grande porção de aplicativos para Android e iOS que são desenvolvidos e envolvidos em uma "Web view". O B2G elimina a necessidade da "Web view". O projeto oferece aos usuários mobile todo o poder do HTML5, mais recursos do dispositivo como Bluetooth e SMS, um modelo de interação com o sistema de arquivos com melhores capacidades, e uma maneira de unir aplicativos HTML5. O objetivo é melhorar os recursos para a plataforma Web. Nós estamos levendo o HTML5 para o próximo nível ao dar-lhe acesso a ainda mais funções subjacentes dos aparelhos.



A Mozilla anunciou recentemente que o B2G será lançado primeiro no Brasil, em uma parceria com a Telefonica. Por que vocês escolheram o Brasil para receber o B2G primeiro?


Nossa parceira de lançamento Telefonica vê um mercado com oportunidades maiores na América Latina, onde uma parcela maior da população não pode pagar por um smartphone. O B2G tornar possível criar um dispositivo acessível com uma excelente experiência de usuário ao eliminar a dualidade de uma interface nativa em adição de uma camada Web.



Como o B2G beneficiará o Firefox e a Web em geral?


O B2G está criando a primeira implementação de uma verdadeira plataforma em padrões abertos para smartphones baseada na Web. O objetivo da Mozilla é quebrar as barreiras existentes no mundo móvel, assim como nós estamos fazendo nos desktops nos últimos dez anos.



E você, leitor, confia no sucesso do Boot to Gecko? Compraria um dispositivo com esse sistema? Um abraço e até a próxima semana.


Texto Original da entrevista, em inglês: http://va.mu/Uvuk

4 comentários:

  1. o funcionamento do sistema ainda é uma incognita para mim. mas provavelmente compraria..
    Com relação à tablets ainda estou em duvida quanto ao active-plasma, B2G ou Ubuntu.

    ResponderExcluir
  2. Como o Eduardo disse, o sistema ainda é uma incognita para mim. Mas adoraria poder testar o B2G e até migrasse do Android para o B2G.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Eduardo. Ao que tudo indica, o B2G será um aplicativo com tecnologia HTML5 com capacidade de executar outros aplicativos com a mesma tecnologia. É como se fosse um SO sendo executado dentro do Firefox, numa comparação bem louca.

    Se pudesse escolher, ficaria com B2G para o celular/smartphone e com o Plasma Active para o Tablet.

    Abraços e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Raniere. Eu também adoraria ter um "brinquedinho" desses nas mãos.

    Obrigado pela visita. :)

    ResponderExcluir