quinta-feira, 10 de maio de 2012

O que esperar do Gnome 3.6

O Gnome 3.4 ainda nem se consolidou nas principais distros, e já começaram aparecer ideias para o Gnome 3.6. Confira abaixo  algumas mudanças que a equipe do Gnome esta preparando para sua próxima versão. 

Rolagem


Agora quando você usar a rolagem, com o scroll ou touch, um pequeno indicador surge na tela, abaixo você confere dois pequenos vídeos, demonstrando a ideia.




 

Impressão


As configurações de impressão foi totalmente redesenhada, agora além de uma aparência mais simples e funcional, ela permite que você tenha uma visualização clara do que será impresso.



 

Configurações iniciais


Um assistente de configurações iniciais esta sendo criado, ele inclui vários elementos importantes para novos usuários, tais como uma tela de configuração de contas on-line e um tour pelo Gnome. Esse recurso será uma ferramenta opcional para as distros. Um ponto muito importante, tanto para os usuários quanto para as distros.



 

Mais, muito mais!!!


Muitas outras novidades ainda estão por vim como por exemplo:

A central de atualização de software ganharia um novo design.

Pequenas mudanças nas telas de bloqueio e login

A área de notificações e a bandeja de mensagem, também ganharão melhorias e novos design.



Além é claro, de inúmeras correções de recursos já existentes.

Tudo que foi mostrado aqui são ideias, que podem ser usadas na próxima versão do Gnome, nada impede que elas sofram pequenas alterações ou possam ser deixadas para versões futuras. Particularmente gostei de todas, além de um toque moderno e mais profissional, mostrou que a equipe de desenvolvimento do Gnome esta se mostrando preocupada com a experiência de seu usuário. Por enquanto, só nós resta aguardar e torcer. Até a próxima.

Referência:  http://afaikblog.wordpress.com/

6 comentários:

  1. Olá, F3N1X. Muito bom ler sobre essas novidades.

    Nos comentários um membro do time de design do Gnome ressaltou que o retorno do botão desligar visível está sendo discutida. Caso essa alteracão seja confirmada, será muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda estou esperando lançar o Fedora 17 para usar o Gnome 3.4, e já estão pensando no 3.6. Estou achando que, para pular tão rápido de versão, as novidades e melhoras são poucas.

    ResponderExcluir
  3. Também acho, será muito bom. Entre todas as novidades anuciadas, estou mais ancioso pela novas preferências de impressão.

    Cleiton, muito obrigado pelo seu comentário.

    ResponderExcluir
  4. Então Hian, acho que não é esse o caso, até que o Gnome 3.5 seja lançado há muito chão pelo frente, ou não, estamos quase no meio de maio, é essa versão do Gnome deve ser lançada no final de outubro ou em novembro, é pouco tempo para se planejar, desenvolver, corrigir todos os bugs e entregar uma nova versão.

    Estou usando o Sabayon 8, é alguns pacotes do Gnome 3.4 já chegaram na distro, todas as novidades que eles anunciaram, estão presentes e posso garantir que a estabilidade do Gnome melhorou muito.

    Hian, agradeço muito seu comentário, assim que o Fedora for lançado, você entederá melhor o que estou dizendo. Mais uma vez muito obrigado, até a próxima!!

    ResponderExcluir
  5. Para pular tao rapido de versão, acho que a equipe do gnome esta vendo que estão perdendo um pouco de espaço e agora esta correndo atras para melhora seu ambiente, cheguei a testa-lo no ubuntu 12.04 e gostei, achei leve e muito bom. Mas nada se compara ao Mate ou Lxde, eu ainda prefiro desktop padrão ....

    ResponderExcluir
  6. Uma coisa que me deixa meio nervoso é que preciso de 3 ou 4 cliques do mouse para usar um aplicativo aberto em uma das áreas de trabalho; no mate ou gnome classic são necessários apenas 2 cliques.
    Vou tentar entrar em contato com a equipe de desenvolvimento e propor mudanças nesse sentido; se eles conseguissem isso (acho que para eles deve ser simples um script nesse sentido), acredito que o gnome shell pode decolar, pois só falta isso para ficar perfeito; eu gosto dele mas esse excesso de cliques cansa qualquer um...

    ResponderExcluir