segunda-feira, 7 de julho de 2014

Qualcomm manda tirar do ar mais de 100 repositórios por violação de patentes, incluindo um próprio





A Qualcomm protagonizou no último fim de semana um dos maiores momentos #VergonhaAlheia dos últimos tempos: uma empresa de segurança contratada pela fabricante do processador Snapdragon utilizou o DMCA para tirar do ar mais de 100 repositórios do GitHub, entre eles alguns da própria Qualcomm.

Segundo a empresa de segurança digital Ceyveillance, ela é autorizada pela Qualcomm a proteger a marca da empresa e resolveu ordenar a remoção de repositórios que supostamente utilizavam códigos e marcas confidenciais da fabricante de processadores. Além de repositórios da própria Qualcomm, CyangemMOD e a Sony estão entre as empresas que tiveram seus códigos retirados do ar.

Como era de se esperar os donos dos repositórios não gostaram nada da atitude e a empresa foi obrigada a reconhecer que ao menos um deles foi retirado do ar de forma injusta e pediu que todos sejam recolocados no ar até que seja feita uma análise individual para definir quais deles estão realmente violando os direitos da empresa.

Até o momento em que esse post foi escrito, os repositórios continuavam bloqueados. Você pode ver o pedido de retirada e a lista dos repositórios aqui.

Com informações de Android Police e Imagem por Liz West - CC-BY 2.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário