terça-feira, 17 de julho de 2012

Após atrasos, OpenSUSE 12.2 RC1 é lançado

A situação do OpenSUSE não é o que podemos chamar exatamente de tranquila. Desde o início do ano, Stephan Kulow, gerente de lançamentos do projeto, vem alertando sobre os atrasos no cronograma oficial. Em Abril, ele postou uma mensagem na lista de discussão opensuse-factory alertando que a instalação estava "metralhada" e que o LibreOffice estava instável. No mês passado, ele voltou a se manifestar dizendo que " "É hora de percebermos que atrasar não é uma solução. Em vez disso, vamos usar o atraso da versão 12.2 como uma razão para desafiar o nosso atual modelo de desenvolvimento e procurar novas formas".



Pelo que já foi dito em váriosas blogs, ao que tudo indica a distribuição cresceu e o modelo de desenvolvimento não sofreu adaptações para atender à nova demanda. Não surpreendente, talvez a mudança de gerência da Novell para a Attachmate tenha sido um dos fatores que learam a essa situação. No momento, uma nova versão da distro é lançada a cada oito meses e esse modelo está sendo muito discutido. Enquanto alguns acreditam que a distro deveria partir para o modelo de roling-release, como o Arch Linux, outros acham que seria mais viável promover lançamentos anuais.


De qualquer forma, no último dia 12 de Julho foi lançada a versão 12.2 RC1. Essa versão, como o próprio nome sugere, ainda não é a versão final e, portanto, deve-se evitar usá-la em ambientes de produção. A versão 12.2 final, pelo cronograma, deverá ser lançada em Setembro.


Entre as novidades do primeiro Release Candidate, podemos destacar várias atualizações, como a adoção do Grub 2.0 final e uma atualização no zypper, o gerenciador de pacotes em linha de comando da distro.


A parte de desenvolvimento conta com novidades interessantes, como o GCC 4.7.1, MariaDB, R e OpenJDK. O servidor gráfico XOrg também recebeu atualizações e agora está na versão 1.12.3, uma das últimas versões lançadas.


Também há novidades nos grandes desktops. Em relação ao KDE, que é o carro-chefe da distribuição, o time preferiu instalar a última versão estável liberada pelo projeto, a 4.8.4, à nova versão 4.9.0, que deverá estar na versão final. Tal decisão mostra que o time do OpenSUSE está preocupado com a estabilidade da distro, mesmo em se tratando de uma versão RC. Os fãs do GNOME ficarão felizes em saber que seu ambiente preferido recebeu várias correções, como uma que fazia com que o applet de rede do Gnome-Shell criasse conexões privadas se o usuário não estivesse autorizado a criar conexões que abrangessem o sistema inteiro. Também houve atualizações no LXDE e no LibreOffice, que está na versão 3.5.4.6.


A versão RC2 deverá ser lançada em 2 de Agosto, mês que eles escolheram para ser uma maratona de caça aos bugs. Para isso, eles pedem que todos baixem a versão RC e a testem, reportando tudo que estiver errado. Se você quiser ajudar n distro a discutir seu novo modelo de desenvolvimento, pode se juntar à lista opensuse-factory.


O Espaço Liberdade vai continuar acompanhando as notícias sobre a distro e fará um review da versão final 12.2.

2 comentários:

  1. Após atrasos, OpenSUSE 12.2 RC1 é lançado: A situação do OpenSUSE não é o que podemos chamar exatamente de tranq... http://t.co/YnJBbkpU

    ResponderExcluir
  2. RT @espacoliberdade: Após atrasos, OpenSUSE 12.2 RC1 é lançado - http://t.co/uaD7Ooqj #blog

    ResponderExcluir