sexta-feira, 27 de julho de 2012

Que fim levou? #UniãoLivre 5 meses depois

Cinco meses após o anúncio do fim do Big Linux e da publicação da ideia do projeto União Livre, ninguém mais teve notícias de ambos. Fui pesquisar um pouco o que teria acontecido e posso dizer que não fiquei nada surpreso.


Eu poderia resumir a situação do projeto e esse artigo em uma única palavra: morto. O que existe atualmente no fórum que serviria para reuniar as ideias são tópicos antigos de apoio de usuários e de distribuições que, com todo o respeito, são irrelevantes e mesmo assim todos postados há, pelo menos, dois meses. Não há um grupo de desenvolvedores definidos, uma ideia mais "palpável", nada.


Conforme eu escrevi no artigo sobre a publicação do projeto, a ideia dificilmente daria certo. Em primeiro lugar absoluto por conta do ego de muita gente que cria distribuições no Brasil. Sim, eu sei que elas são em menor número (muito menor) do que já foram um dia, mas ainda existem. E se o número diminuiu, o ego dos donos não acompanhou essa tendência e só faz crescer.


Outro ponto que é vital para que não dê certo e a falta de um planejamento, um cronograma. O projeto acreditou que os usuários e desenvolvedores iriam chegar a um senso comum sozinhos, que cada um iria olhar para a tela do seu computador e todos iriam chegar a um acordo. Na minha opinião, uma liderança é fundamental para qualquer projeto, alguém para ouvir sugestões, reunir desenvolvedores e reunir tudo e indicar o "norte" mais apropriado. E isso, infelizmente, o União Livre não teve.


Tanto tempo depois do anúncio, acho muito díficil que aconteça alguma coisa. O sonho de uma distro Linux nacional unificada parece, como sempre foi, algo muito distante.

8 comentários:

  1. Que fim levou? #UniãoLivre 5 meses depois: Blog Espaço LiberdadeCinco meses após o anúncio do fim do Big Linux e... http://t.co/ivOP05ph

    ResponderExcluir
  2. Escrevi no Br-Linux:

    Não tinha gostado de como foi portado a comunidade. Acho que a forma como foi escrito o texto deixou outras lideres de outras distros um pouco ofendidos como, por exemplo, parte do texto que dizia que era “O objectivo desse projeto é descontinuar as atuais distribuições Linux do Brasil.”
    Na petição e na comunidade dei algumas sugestões como, por exemplo, grupos para documentação dinâmica de arquivos do diretório /etc, outros mais preocupados com a programação, fui esclarecido algumas coisas com o Bruno pela comunidade do Facebook mas parte da comunicação, acredito eu, por ambos não era tão clara por modo texto.
    Fiquei de falar por voz com ele mas esqueci do assunto quando vi o desinteresse geral sobre o assunto de pessoas de fora. Já que havia muito mais pelas pessoas que são ligadas ao Big Linux.
    O projeto tem coisas que precisam serem adaptadas e se houver essas adaptações, dentre outras acredito que tem futuro.
    Mas por enquanto acho que esta faltando um texto melhor e algo bem mais debatido antes de ser lançado como um projeto de União nacional das Distros.
    ___________________________________________________
    Acrescento mais:
    Hoje em dia se tem uma ferramenta como o Hangout do Google+ que facilitaria essa comunicação entre os grupos lideres dessas distros para que houvesse essa conversa.
    Se for algo bem pautado e organizado antes de definir o texto do protejo acho que teria uma chance pra dar certo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Arcano Mephisto.

    O Rafael Neri falou lá no Br-Linux que a discussão está acontecendo no Facebook. Eu acho uma péssima decisão, nunca vi uma distro ser construída via Facebook. :S

    Mas, de qualquer forma, foi bom saber que ele não está (totalmente) morto.

    Abraços e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Cleiton, não. Vc não achou bom saber disso.

    Vou te ajudar a ser sincero, meu caro.

    Você não pode dizer que acha algo bom, quando você diz que "não fiquei nada surpreso" em "resumir a situação do projeto (...) em uma única palavra: morto". Também acho que você não pode dizer que respeitava o projeto ou as pessoas que faziam parte deles pois a composição é de "usuários e de distribuições que, com todo o respeito*, são irrelevantes", muitos dos quais o "ego (...) só faz crescer".

    Mas eu acho tão legal que você, uma pessoa que gosta tanto dos participantes do projeto, encontra lugar nesse seu coraçãozinho amargurado pra dizer:

    "Na minha opinião, uma liderança é fundamental para qualquer projeto, alguém para ouvir sugestões, reunir desenvolvedores e reunir tudo e indicar o “norte” mais apropriado."

    Percebo uma candidatura, old chum?

    Eu estava achando que você fosse só um dos que odeiam desenvolvimento de distribuições Linux, mas parece que você só não gosta das lideranças do projeto.

    De fato, você acha que se houvessem outros líderes, se fossem umas pessoas iluminadas e capazes de apontar a direção "mais apropriada", tudo daria certo. Que vontade de se candidatar, hein?


    *(AH! O "com todo respeito, refúgio dos covardes, que possuem medo de dizer o que odeiam de verdade! Mas acho que te ajudei com isso, tirando os panos quentes e mostrando sua verdadeira intenção, agora você pode odiar com vontade!)

    ResponderExcluir
  5. Olá, Spif. Vamos as respostas.

    Em primeiro lugar, não, não considerei em nenhum momento a liderança de algo dentro do União Livre. Até porque não tenho interesse e muito menos tempo para isso.

    Além disso, peço que fale por você ao emitir opiniões. Não lhe conheço, você não me conhece, logo as chances de saber o que penso/acho ou deixo de pensar/achar são nulas. O Bruno, apesar das nossas diferenças de pensamento, eu considero um amigo. Não conheço os outros membros do projeto, mas não tenho motivos para lhes querer mal. Apesar disso, até pelo tempo que passei dentro do Fedora, não posso deixar de considerar alguns erros cometido na base da ideia e, até o momento, da execução em si. Não é porque, por exemplo, um crítico emite uma opinão contrária ao Batman que ele quer ser herói.

    Sobre o morto, não sei qual outra palavra para resumir o estado de um fórum que tinha como objetivo discutir ideias para criação de uma distro e que não tinha novos posts desde Maio (estamos em Julho). Mas você é uma pessoa que conhece bem até o que não conhece e pode me dizer uma definição melhor.

    Sobre a covarde, falou o cara escondido atrás de um nickname e sem foto no gravatar, que tem como passatempo favorito criar polêmicas e discussões (muitas vezes inúteis) lá no Br-Linux.

    Obs: Nós não somos o Br-Linux e, com certeza, eu não sou bonzinho como o Augusto. O próximo comentário contendo ataques desse tipo a mim ou a qualquer outro membro do Blog Espaço Liberdade vindo desse IP será excluído. Fica o aviso.

    Até.

    ResponderExcluir
  6. Fico surpreso pelo fato de haver pessoas que defendem essas distros extranhas brasileiras com unhas e dentes.

    ResponderExcluir
  7. Para que discutir ?
    Morto! Fato!

    ResponderExcluir