terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Universidade chinesa desenvolve impressora que utiliza água ao invés de tinta

Apesar da tecnologia estar cada vez mais focada na “nuvem”, muitas pessoas ainda tem a necessidade de ter os documentos em mãos, impressos. Pensando nessas pessoas, um professor de química da Universidade de Jilin, na China, criou uma impressora que utiliza água no lugar de tinta.


Não, não existe nenhuma tecnologia alienígena nesse caso. O mistério não está na água: o papel que essa impressora utiliza contém corantes que reagem quando estão em contato com umidade. Outra característica do projeto é que o papel pode ser facilmente apagado e reutilizado, além da tinta ser de baixa toxidade.


O estudo atualmente conseguiu chegar a quatro cores que se mantém por até vinte e duas horas no papel. Falando em papel, a marca atual é de cinquenta reutilizações.


Fica bem claro aqui que a impressora a base de água não será muito barata e o papel especial que ele necessitará muito menos. Entretanto é interessante ver as opções de tecnologia sustentável que os países e as empresas estão começando a buscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário