segunda-feira, 26 de maio de 2014

Ex CEO da Mozilla teria saído por se opor ao suporte a DRM no Firefox



E a decisão da Mozilla de implementar DRM no Firefox continua causando polêmica. O blog Vox Popoli postou um artigo afirmando que o processo de “fritura” do antigo CEO Brendan Eich e a recente decisão de suportar DRM no navegador estão ligadas.

De acordo com a fonte, Hollywood teria interesse direto no suporte do Firefox ao novo padrão proposto pela W3C e Brendan Eich já havia se posicionado de forma contrária a adoção do recurso. Com a saída de Eich após a pressão por seu suposto posicionamento em relação ao casamento gay, não havia mais nenhuma autoridade técnica que opusesse a implementação do DRM.

Teoria da conspiração ou não, a decisão anunciada por Andreas Gal não foi bem recebida pelos defensores do código aberto e muito menos pelos do software livre. Defensores de ambas as filosofias tem atacado o navegador da Mozilla, acusando o mesmo de ter “decido” ao patamar do Chrome, não sendo mais um navegador FOSS. Alguns usuários já começam a buscar alternativas como o Palemoon e o Iceweasel, que são baseados no Firefox, mas que provavelmente não implementarão o recurso.

O fato aqui é que a Mozilla está tentando se manter relevante no mercado. A Fundação é muito pequena se comparada a suas principais concorrentes, assim algumas vezes acaba obrigada a seguir por caminhos que preferiria não tomar, mas que foram seguidos por Google e Microsoft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário