sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Racer: Um excelente game de corrida



Seguindo a linha dos jogos, resolvi testar e instalar o Racer. Confesso que foi mais por curiosidade, já que alguns anos atrás eu tive problemas com ele.


Como essa “tal” evolução é regra, o game melhorou muito na maior parte dos aspectos. O gráfico foi muito melhorado, o tamanho cresceu muito pouco e ele dispensa compilação. Esse é o nosso jogo da semana:




A minha base para comparação é com o game que considero o melhor da categoria, em termos OpenSource, o Vdrift. O gráfico, principalmente dos carros, no Racer é muito melhor. Os carros são mais bem feitos, o efeito de iluminação melhor e o próprio game em sim mais leve.



Contra o Racer está a baixa compatibilidade com os joyticks que testei, fazendo-me ainda preferir o Vdrift, que tem uma boa compatibilidade. O Racer é uma excelente opção se você quer simplesmente jogar, sem todo o processo de compilação que envolve o uso dos outros jogos de corrida, como o Vdrift e o Torcs.


O comando para download é esse:


wget -c http://www.racer.nl/download/racer054b1.tgz

Entendendo o comando acima:


> “wget” é o programa que faz downloads via terminal;


> “-c” é o argumento do programa “wget” que permite o download posterior, caso algum problema o interrompa.


O download é pequeno, cerca de 20MB. O segredo, com toda a certeza, do Racer para um pacote pequeno e um gráfico excelente é o fato de só ter uma pista e um carro. O game, quando estiver em versão estável, ganhará a opção, assim como as versões anteriores, de aumentar esse número de pistas e carros com extensões feitas por fãs.


Agora vamos a “instalação” do game:



tar -xvf racer054b1.tgz


cd racer


sudo cp libfmodex.so /usr/lib/


Entendendo o comando acima:


> “tar” é o programa que descompacta e compacta arquivos da familia tar (.tgz, .tar, tar.gz, tar.bz2, …);


> “-x” é o argumento do programa “tar” para descompactar um arquivo;


> “v” faz com que o programa “tar” mostre suas atividades no terminal;


> “f” força a operação, caso haja algum problema;


> “cd” muda o diretório de trabalho atual para o indicado;


> “sudo” dá poderes de super usuário ao comando, necessário para enviar o arquivo “libfmodex.so” para a pasta “/usr/lib/”;


> “cp” é o arquivo que copia um arquivo citado (argumento 1) para a pasta indicada (argumento 2).


Segundo as instruções de instalação do Racer, a única coisa necessária para que ele funcione é que essa “libfmodex.so”, que já vem com ele, esteja na pasta “/usr/lib”. Esse é um dos perigos de um jogo que já vem compilado: se houver um problema de dependência, dificilmente você saberá qual é e como fazer para instalar a mesma.


Voltando ao jogo, agora basta dar dois cliques no arquivo “racer”, dentro da pasta de mesmo nome para iniciar o jogo. Até a próxima semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário