quarta-feira, 16 de junho de 2010

Tradução: Fedora pode ser o novo Ubuntu?


Autor: Jack Wallen

Eu sei que isso parece loucura. O Fedora está mais para cobaia para a versão paga do Red Hat. O Fedora é um software de ponta que nos trás a imagem de usuários resolvendo problemas mas do que aproveitando softwares amigáveis. Fedora é para aqueles que já sabem; Ubuntu é para aqueles que ainda não sabem. Certo? Errado. Esses pressupostos estão errados em vários casos... especialmente desde o lançamento do Fedora 13.

Eu não gastei muito tempo cobrindo o Fedora Linux. Na verdade, se você procurar por TechRepublic, você encontrará meu último artigo por volta de 2007. Isso pode muito bem ser 1957 em termos de computação. Por que isso? Bem, por volta do Fedora 9 a distribuição era muito bugada para me incomodar com ela. Eu decidi que precisa concentrar meus esforços em distribuições que não mandassem os usuários fazerem as malas de volta ao Windows. Então, eu deixei meu Fedora pendurado na porta e encontrei os abraços comunais do Ubuntu. Senti-me bem. Essa foi uma boa escolha.

Mas agora  as coisas estão começando a mudar. Durante a última semana, eu espanei esse velho "chapéu" (ele agora ostentava o número "13" ao lado) e percebi o quanto esse velho chapéu estava começando a realmente se encaixar bem. Muito bem. Tão bem, que na realidade, esse Fedora poderia facilmente (com o marketing certo e um empurrão) usurpar o lugar do Ubuntu como a distribuição Linux mais amigável.

Com certeza eu estou consciente que com o Lucid Lynx, o Ubuntu fez algumas adições e mudanças em sua distribuição que o colocaram ainda em outro nível. Mas com o novo lançamento, o Fedora fez algo que, para muitos olhos, é muito mais importante... eles lançaram um maravilhoso sistema operacional sólido como rocha. O que aconteceu com os bons e velhos dias de instalação do Fedora, quando depois era precisar gastar tempo ajustando-o para que funcionasse direito? Agora é apenas instalar e ir embora. E isso ele faz. Eu tenho dois computadores. Um deles é configurado para ser o principal e o outro para ser o computador de testes (a configuração da máquina principal ser muito melhor é o ponto importante). Na máquina principal está o Ubuntu 10.04 e na máquina de testes está o Fedora 13. Qual computador você acha que senti mais rápido e estável? Se você achou que era o computador com o Fedora, você merece um prêmio.

Mas não apenas o Fedora finalmente se tornou muito mais estável e com funções extra, ele está crescendo cada vez mais amigável. Sim, o foco primário continua sendo o usuário mais experiente, mas isso não afasta a distro dos novos usuários. Até a ferramenta para reportar bugs agora é automatizada. Reportar bugs tornou-se fácil? Diga que isso não é legal!

Com certeza existem algumas coisas que o Fedora precisa mudar antes de usurpar a sério o trono do Ubuntu. Elas são:

  • OpenOffice não está instalado por padrão. Por que? Eu não posso encontrar uma única boa razão para não incluir o OpenOffice. E enquanto vocês estão aqui - por favor reincluam o GIMP!

  • Os menus necessitam de ajustes. O layout padrão do menu ainda se prende ao ideal da velha escolha que pensa que todos que usam o sistema são adminstradores. Eu poderia sugerir que fosse oferecida, durante a instalação, dois modelos: Usuário e Adminstrador. Para o modelo do usuário, o Fedora poderia seguir o modelo do Ubuntu. Para o modelo do Administrador, o Fedora poderia ficar com o que é o seu padrão atual.

  • O Adicionar/Remover Programas precisa ser mais óbvio. Por padrão o usuário tem que navegar por Sistema > Administração > Adicionar/Remover programas. Isso não é muito amigável. Colocar essa entrada na parte de baixo do menu Aplicativos faria muito mais sentido.


Foi um longo perído desde que eu tive o Fedora Linux como um candidato viável para o novo usuário. Com o lançamento do Goddard, eu estou lentamente mudando meu tom. Ele destronará o Ubuntu como rei dos novos usuários Linux? Provavelmente não - pelo menos não ainda. Mas com algumas pequenas alterações, muitas coisas podem acontecer.

Se você está procurando por uma poderosa, incrivelmente estável distribuição Linux para testar, e ainda não deu uma chance ao Fedora por um tempo, eu recomendo que você instale o Fedora 13 em uma máquina e veja quão longe essa "Distribuição Cobaia" chegou. Eu recomendaria o Fedora para usuários experientes, assim como para os novatos.

O Fedora encontrou o caminho de volta ao meu coração. Ele irá trabalhar lado a lado com o Ubuntu como minhas duas melhores distribuições Linux. Bravo Fedora Linux, eu tiro meu chapéu para você.

Essa postagem é uma tradução livre, e foi originalmente postada no Blog TechRepublic. Obtivemos a permissão por email do autor para republicar a tradução da postagem original. Por não ser de nossa autoria, sendo apenas uma tradução livre,  ela NÃO ESTÁ INCLUÍDA NA LICENÇA FDL geral desse blog. Para copiá-la ou republicá-la, você deve entrar em contato com o autor original.


6 comentários:

  1. O fedora nunca foi ruim, ele exigia um pouco mais do usuário em questão de conhecimento de sistema linux. Além disso os pacotes rpm são bem estaveis o que proporciona um melhor desempenho da máquina. Não sou fã boy Fedora nem Ubuntu, prefiro Ubuntu pela facilidade de configuração não por desempenho. Assim como o fedora o CentOs melhorou muito na sua última versão e ambos usam o empacotamento rpm. Seria algma melhoria nisso ?

    ResponderExcluir
  2. Sobre os aplicativos instalados por padrão, os que você citou aparentemente correspondem a um dos Spins do Fedora. Tenho uma instalação a partir do DVD que me entregou o GIMP e OOo.

    De fato, a única coisa que me deu algum trabalho foi usar o UPDATE-ALTERNATIVES para integrar o java sem quebrar a distribuição. No fim até os manuais ficaram linkados a contento. Contando os manuais, são ao todo 30 slaves no alternatives do java - isso tudo quando integrado de forma não destrutiva ao OpenJDK.

    ResponderExcluir
  3. Realmente o Fedora 13 é mais leve que o Ubuntu, e estou achando que é mais estável também.

    ResponderExcluir
  4. Rafael Souza, não sei te dizer isso. O fato é que o Fedora investiu bastante em muitas coisas importantes, como suporte do nm-applet a mais modens 3G, só para destacar o que eu mais utilizo. Acho que é muito mais questão de trabalho duro da equipe do que qualquer coisa.

    Heitor Moraes, a versão em DVD, é claro, vem com mais aplicativos até por ter espaço sobrando.

    Rafael Almeida, concordo com você.

    ResponderExcluir
  5. É a primeira vez que comento aqui, e sinceramente já me iludi assim com o Fedora. Usava o 8, até lançarem o 9, daí depois quando 9 ficou "redondo" acabou o suporte, e o 10 e 11 à época ainda era menos estáveis que um alpha qualquer do Ubuntu. :(

    O Fedora é um eterno reinventor da roda, pegam o que está funcionando maravilhosamente bem numa versão, e decidem na outra jogar tudo no lixo por uma solução ainda imatura, além de claro, outros defeitos como o suporte de apenas um ano e o pouco cuidado nas atualizações, que parece que não são testadas. Cada vez que aparece o ícone de atualizações na bandeja, é uma loteria, mais de uma vez fiquei com o sistema inoperante ou capenga, precisando intervir via linha de comando ou editando arquivos de configuração, o que para um usuário "normal", é como foi dito, um convite de volta ao seu sistema operacional antigo.

    Enquanto o Fedora continuar como o eterno alpha/beta do Red Het Enterprise, ele nunca irá sequer arranhar a popularidade do Ubuntu.

    ResponderExcluir
  6. Entendo e concordo com boas partes das suas colocações. Mas não acho que ele seja "reinventor da roda" ele simplesmente trás em cada nova versão o que há de mais novo no mundo do software livre, o que, muitas vezes, custa a estabilidade da distro.

    Também já tive muitos problemas com as atualizações do Fedora. Mas no meu caso é por conta do meu modem 3G, que vira e mexe deixa de funcionar em alguma atualização do Modem-Manager + nm-applet.

    Acho que quando eles encontrarem o equilibrio entre inovação e estabilidade, irão longe.

    ResponderExcluir