sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Qual a versão de seu Ubuntu?

Como sempre estou dando suporte para novos usuários do Linux, as vezes tenho que fazer questões simples (ao menos para mim) como por exemplo, descobrir qual a versão do Ubuntu e me deparo com expressões faciais como se eu estivesse falando grego, seguidas de um seco "não faço a mínima ideia!".
Dando uma olhada na net, descobri uma maneira simples, rápida e direta de descobrir isso para meu amigo.


Abrindo o terminal, basta digitar
cat /etc/lsb-release

e terá como resultado algo parecido com
DISTRIB_ID=Ubuntu

DISTRIB_RELEASE=9.04

DISTRIB_CODENAME=jaunty

DISTRIB_DESCRIPTION="Ubuntu 9.04"

Outra maneira seria digitando também no terminal
cat /etc/issue.net; uname -ar

tendo como resultado
Linux ricardo 2.6.28-11-generic #42-Ubuntu SMP Fri Apr 17 01:57:59 UTC 2009 i686 GNU/Linux

Agora não tem como dar desculpa tipo: "Ah... num tem como te ajudar sem tu saber a versão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário