terça-feira, 24 de novembro de 2009

Alternativas aos Serviços do Google

Na semana que passou eu tive um problema de proporções inimagináveis quando fiquei sem poder acessar minha conta no Google por conta de uma combinação de mal funcionamento da minha internet 3G e má configuração do Fedora 12 recém instalado. Eu fiquei meio sem chão, mas o segredo da vida é aprender com os problemas e criar soluções. Bom, foi o que fiz e é o motivo desse post.


A primeira coisa a identificar é que, apesar de ser a maior, o Google não é a única empresa que fornece bons serviços na internet. Existem muitos outros sites de pesquisa e que fornecem os mesmos serviços também de forma gratuita. O primeiro micro universo que vamos conhecer é o do Bol. Eu sei, eu sei, o Bol é meio antigo, o visual já está meio caído, mas é sempre uma boa opção. Site "irmão" do Uol, o Bol oferece serviços de blog, email e fotolog e upload de vídeos gratuitamente, além de um portal atualizado com notícias do Brasil e do mundo. E o melhor, é brasileiro. Não sou usuário dos outros serviços do Bol, mas o email é muitíssimo simpático e bem feito, deixando muito pouco a dever para o Gmail.


Já que estamos falando de gigantes, vamos ao principal concorrente do Google, o Yahoo. Como os dois vivem numa espécie de eterna briga para saber quem é melhor, o Yahoo oferece serviços sempre similares e alternativos aos do Google. Yahoo Mail, Flickr, Facebook e ate o Meme - que me pareceu uma alternativa meio estranha ao Twitter - fazem parte da seleção de serviços do Yahoo. Os destaques ficam para o Flickr, em alternativa ao Picasa, - um site para fotos muito conhecido e utilizado fora do Brasil, mas que por aqui não parece despertar interesse - e o Facebook, concorrente direto do Orkut, também muito conhecido fora do Brasil, mas sem muitos adeptos.


Alguns serviços do Google, como o Analytics, por exemplo, possuem alternativas, mas são praticamente unanimidade. Mas ter alternativas na mão é sempre uma boa ideia. Logo portais grandes como o Bol e o Yahoo são sempre bem vindos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário