segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Utilize seu Linux pelo Pendrive

O Knoppix foi o pioneiro na utilização de LiveCD's. A partir dele, vários outros sistemas Linux começaram a adotar essa opção que hoje está presente na grande maioria das distros.


Com um simples CD é possível visualizar a aparência do sistema, verificar a compatibilidade dele com seu hardware, acessar a internet, editar um texto e realizar praticamente qualquer outra operação que seria possível caso o sistema estivesse instalado no computador.


O LiveCD ainda pode ser utilizado também na tentativa de reparar algum problema que ocorra com seu sistema instalado no HD como alguma falha no GRUB, por exemplo.


Mas essa facilidade trás um pequeno problema:  E se por acaso eu precisar utilizar o LiveCD em uma máquina sem leitor de CD? Se você não for um ninja, diria que essa tarefa é meio que impossível. Mas nem tudo são lágrimas. Um opção, até melhor que a primeira, seria utilizar uma entrada USB para rodar o sistema. Mas não...  não é para colocar um CD nela. A ideia é utilizar um pendrive para que seja possível utilizar todo o sistema aproveitando a praticidade e a velocidade de leitura de uma memória flash.


Sem mais enrolações vamos por a mão na massa, quer dizer, no teclado. As ferramentas necessárias para tal façanha, são um pendrive (lógico!!!) de no mínimo 1GB e o Unetbootin, que é o software responsável por deixar seu pendrive apto a executar a distro.


Após baixar, mais um pacote disponível nos repositórios deverá ser instalado, chamado de syslinux, ele será um dos responsáveis pelo boot via USB. Após tudo baixado e instalado, a configuração será bem simples. Primeiramente conecte seu pendrive na entrada USB. Você tem três opções:



Primeira Opção:Selecionar uma das distros disponíveis na lista. Assim ele fará o download do arquivo .iso do sistema selecionado, e depois configurará tudo em seu pendrive.


Segunda Opção:Selecionar um arquivo .iso que você já tenha em seu computador. Com isso não será necessário baixar mais nada.Terceira Opção: Com essa opção, você poderá usar um sistema personalizado, selecionando separadamente o Kernel do sistema e outras opções. Aconselhável apenas para usuários avançados.


Seu pendrive já será reconhecido pelo UNetBootin. Basta dar um OK e aguardar. Dentro de alguns segundos estará tudo pronto! É só reiniciar seu PC e configurar a BIOS para que o dispositivo USB seja o primeiro a ser "bootado". Como fazer isso? Assim que seu PC reiniciar, na primeira tela preta em que aparecem os discos rígidos e os leitores de CD, pressione del, F7, F2 ou a tecla responsável para ter acesso as configurações da BIOS.

 



Procure a opção em que seja possível editar a ordem do boot. No caso da minha BIOS, é em Advanced BIOS Features. Isso varia de acordo com a versão e fabricante.


Pronto. Pendrive configurado, BIOS configurada, basta apenas reiniciar o PC e utilizar a distro com toda a tranquilidade. A vantagem da USB em relação ao leitor ótico, é a velocidade de leitura que é perceptivelmente maior. Aqui também não há risco de alguma falha caso a mídia esteja arranhada, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário