segunda-feira, 31 de maio de 2010

Fazendo backups com o Linux

Quem nunca perdeu arquivos, muitas vezes importantes, por um HD que já deu o que tinha de dar, por uma tentativa de particionamento, ou outro problema qualquer que seja, que atire a primeira pedra. Por ser uma peça totalmente mecânica, o Disco Rígido tende a sofrer um desgaste natural que com o tempo pode torná-lo nada além de um peso de papel. Como essas coisas sempre (repetindo.... SEMPRE) acontecem quando não esperamos é sempre bom estar preparado, já que como diz o ditado: "Um homem prevenido, vale por dois!". Através de um programa bem simples, é possível realizar backups de tudo o que tem em seu sistema e evitar possíveis dores de cabeça com aquela monografia quase pronta que acabou indo embora com seu HD.




[caption id="attachment_891" align="aligncenter" width="360"] Tela Inicial[/caption]

O nome dessa maravilha é Déjà Dup, que mesmo com um nome estranho que não sei de onde inventaram, é bem simples. Para se ter uma noção da simplicidade do software, ele conta apenas com dois botões: Restore (Para restaurar um backup já realizado) e Backup (Para realizar uma cópia de segurança).

Sua utilização não tem muitos segredos. Além dos dois botões, também é possível fazer algumas pequenas configurações. Navegando em Edit > Preferences é possível selecionar quais pastas serão adicionadas ou excluídas do processo, selecionar um período para que seja realizado um backup automático e também se quiser, ainda pode encriptar tudo com uma senha.

As cópias de segurança podem tanto ser locais (em seu computador) quanto na nuvem (Através da Amazon S3), variando então qual o objetivo delas.
Já falei das principais vantagens do Déjà Dup, mas falta o mais importante: a instalação do software. Essa pode ser considerada tão fácil quanto o manuseio do mesmo. Basta rodar os seguintes comandos no Terminal, um de cada vez:



 
sudo add-apt-repository ppa:deja-dup-team/ppa
sudo aptitude update
sudo aptitude install deja-dup

Eles irão adicionar o repositório, atualizar a lista de softwares e instalar o Déjà Drup 14.1, respectivamente. Após tudo concluído, basta ir em Aplicativos > Sistema > Déjà Dup (se utilizar o Ubuntu) e aproveitar desse pequeno grande programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário