quarta-feira, 14 de julho de 2010

Smaragd: Temas do Emerald no KDE

Uma das grandes reclamações dos usuários do KDE 4 desde as primeiras versões é na questão da compatibilidade do ambiente com o Compiz. Apesar do próprio KDE fornecer um boa quantidade de efeitos, e com a vantagem de não precisar necessariamente de uma placa de vídeo 3D, muita gente se apegou ao compiz e ao Emerald, seu gerenciador de janelas.


Enquanto o KDE oferece efeitos para a área de trabalho e as janelas, o Aurorae se tornou uma engine para o tema das janelas, com efeito de transparência e muitos temas bonitos. Mas como gente chata (como eu) não desiste, quer o Compiz+Emerald.  Enquanto com o compiz não se pode dizer que o problema foi resolvido, quanto ao Emerald criou-se um jeito: o Smaragd.



Você deve estar se perguntando o que esse programa de nome estranho tem a ver como Emerald. Mas aí que está a questão: o Smaragd trás os temas do Compiz e do Beryl para serem aplicados nativamente no seu KDE. Isso mesmo, você poderá usar os temas do Emerald sem ter o Compiz ativado e, o melhor, nativamente no KDE, sem precisar de gambiarras (pelo menos não visíveis).


Vamos ao detalhes. De qualquer maneira, você vai precisar baixar o Emerald, porque o Smaragd não gerencia os temas ainda. Para modificar o tema, você vai precisar entrar no gerenciador de temas do Emerald, importar e aplicar o tema. Só depois você vai em Configurações do Sistema > Aparência > Janelas e aí você aplica o Smaragd como seu tema de janelas. O lado chato disso é que você vai precisar repetir esse caminho sempre que for modificar o tema.


Mas nem tudo é ruim no Smaragd, muito pelo contrário. A engine aplica o tema do Emerald com maestria, sem bugs, cumprindo a promessa de que trás os temas do Emerald nativamente para o KDE. Outra boa notícia é que você pode utilizar o tema tanto sem os efeitos 3D do KDE ativados, quanto desativados, perdendo "apenas" a transparência nesse último caso. O consumo de memória se mantém estável, assim como a utilização do processador.


O Smaragd é a mais nova ferramenta da comunidade do KDE para tornar o ambiente ainda mais completo. Apesar de não contar ainda com um gerenciador de temas integrado, como acontece com a engine Aurorae por exemplo, a nova engine cumpre o papel básico com maestria, você simplesmente não sente diferença entre utilizar um tema do Emerald ou do Aurorae, por exemplo. Além disso, trás uma nova gama de possibilidades para o tema da sua janela.


O Smaragd tem versões já prontas para o Fedora, OpenSuse, Mandriva e Ubuntu, assim como disponibiliza o source para usuários de outras distros compilarem o programa.


http://urele.com/dc3

2 comentários:

  1. O que gosto no KDE é sua integração, onde tudo é bastante integrado.

    Outra coisa que bem me lembre o compiz é um gerenciador de janelas assim como o metacity.

    ResponderExcluir
  2. Ok, falha minha. O Emerald seria um gerenciador dos temas das janelas. Valeu pela observação.

    ResponderExcluir