sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Atiçando uma necessidade: Internet Mobile

Alguns leitores que acompanham meus posts a algum tempo percebem meu "mimimi" quando falo de internet pelo celular, pois a um tempo atrás a internet pelo celular era bastante cara, e com os smarphones tomando cada vez conta do mercado esta questão mudou.


Inclusive há uns meses que fui ver quanto custava um pacote de dados na minha operadora e disseram que o valor era R$ 59,90 (só para se ter uma noção minha net de 600 kbps é mais em conta que esta de 300 kbps oferecida na época pela operadora). A sacada maior para mim foi quando esta mesma operadora (não vou falar o nome, mas ficará subentendido) lançou a promoção de Internet ao dia a R$ 0,50. Mas a questão principal é: Qual o principal objetivo?


Primeiramente isto é tendência, estamos transferindo as funções do computador para dispositivos portáteis, notebook, netbooks, celulares, em um futuro não muito próximo desktops serão coisas ultrapassadas, daquelas histórias que contaremos aos nossos filhos: O dia em que usávamos disquetes...


Conquistar clientes que não tinham esta necessidade, pois achavam o serviço mais caro que usar uma lanhouse, e deixá-los alucinados por esta necessidade, pois esta classe com cada vez mais poder aquisitivo (ou com prazos para pagamentos maiores) consegue comprar celulares de modo mais fácil e barato, e o mercado dos países emergentes segue esta linha, adiantar-se a isto significa grandes lucros.


Cada vez mais sites investem em versões mobile sua visualização (o Google Mobile pode ser um exemplo, o Filhos da Web também), cada vez mais empresas de marketing investem neste mercado, um bom exemplo pode ser este artigo aqui que mostra o como está sendo disputado este mercado e com empresas grandes, além de pesquisas que  já demonstrarem que este tipo de marketing é mais funcional que os feito pela internet convencional (PC).


Um exemplo de uma empresa que está ganhando market share com os produtos mobile é o Opera, com seu navegador Opera Mini (que eu uso no meu BB e não tenho do que reclamar), e mais duas "pequeninas empresas" já se movimentam desde o ano passado com este tipo de mercado. Leia dois trechos: A Google anunciou em novembro um acordo de US$ 750 milhões para comprar a AdMob Inc., uma empresa que vende uma variedade de anúncios para celular e Enquanto isso, a Apple comprou a agência de propaganda on-line Quattro Wireless em janeiro. Recentemente, o diretor financeiro da Apple, Peter Oppenheimer, disse que a empresa comprou a Quattro para oferecer “uma maneira sem impedimentos para nossos programadores ganharem mais dinheiro com seus aplicativos, especialmente os que oferecem aplicativos gratuitos”. [Fonte]


Atiçar esta necessidade que existe em nós desde o primeiro smartphone e proporcionar que ela aconteça, não é só um meio fazer o povo acessar a internet de forma mais barata, é investir num mercado lucrativo (eu mesmo depois da promoção da internet coloco créditos a cada semana) onde a publicidade, os aplicativos, os vídeos, estarão cada vez mais na palma da mão e o valor do acesso a internet será inversamente proporcional aos lucros das empresas que se prepararem desde cedo, e percebemos que não são pequenas empresas (que ironicamente as taxei) que apostam neste mercado.


Desabafo: Pelo menos agora posso usar meu BB :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário