domingo, 17 de outubro de 2010

Oracle convida membros comunitários do OpenOffice a se retirarem

A novela "Oracle (OpenOffice) Vs Document Foundation (LibreOffice)" teve mais um capítulo triste nesse fim de semana. Numa reunião do Conselho da Comunidade OpenOffice, pessoas identificadas como funcionários da Oracle convidaram os membros fundadores da Document Foundation e do LibreOffice a se retirarem do conselho, alegando um "conflito de interesses". Ao que parece, a Oracle acredita que pode continuar o OpenOffice sem o apoio da comunidade OpenSource que impulsionou o crescimento da suíte de escritórios.



Pelo que pude perceber, os empregados da Oracle não engoliram muito bem, como estavam dizendo pela internet, o fork do OO.org. O nome "OpenOffice" deve continuar com a Oracle, que após esse golpe talvez comece a dar a atenção devida ao projeto. Apesar de achar que o esforço e o trabalho da comunidade de código aberto é mais poderoso que o de qualquer empresa no mundo, ainda é uma pena a separação. Como foi muito dito, uma grande empresa por trás de um projeto como o LibreOffice ajudaria a impulsioná-lo.


A discussão na página do Slashdot, onde a notícia foi postada primeiro, deixa clara a posição da comunidade de apoio a Document Foundation e ao LibreOffice. Algumas opiniões, muito felizes por sinal, fazem coro a possibilidade do OpenOffice cair no esquecimento, uma vez que a tendência é que as distros Linux adotem o LibreOffice assim que ele for liberado. Ou seja, irão se juntar ao esforço da suíte de código aberto gigantes como Red Hat, Canonical (que já anunciou que irá adotar a suíte LO no seu Ubuntu), provavelmente Debian e muitas outras. O que provavelmente vai levar a suíte também para as plataformas proprietárias (isso caso a Oracle não faça um desses acordos obscuros com empresas do setor).


É uma pena que a história do OpenOffice com a comunidade de código aberto termine dessa maneira, mas o caminho que vem sendo percorrido desde a época da Sun não teve volta. A Oracle manteve ou até piorou a situação e acabou não existindo possibilidade para os desenvolvedores da comunidade. Viva ao LibreOffice. E durma em paz, OpenOffice.


Fontes:


http://developers.slashdot.org/story/10/10/17/0210209/Oracle-Asks-OpenOffice-Community-Members-To-Leave
http://wiki.services.openoffice.org/wiki/Community_Council_Log_20101014
http://cut.gd/cYiV (versão traduzida com a ajuda do tradutor google)

6 comentários:

  1. Rapaaaz...

    Primeiro o opensolaris, agora o openoffice...

    So falta passar a cobrar royalties pelo uso do Java e afundarem o VirtualBox.

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho medo disso, o Java é a linguagem da moda, e ótima de trabalhar.

    ResponderExcluir
  3. Cara, quando houve a fusão, todo mundo estava dando vivas e achando que seria a melhor coisa do mundo. Agora...

    Será que teria sido melhor se a IBM tivesse ficado com a Sun?

    ResponderExcluir
  4. Acredito que IBM iria fazer menos estrago nos projetos OpenSource que eram mantidos pela Sun. É uma pena.

    ResponderExcluir
  5. A oracle não faz a menor ideia do estago que ela esta fazendo com sua imagem que já não era boa, agora todo gerente de TI que gosta de software livre vai ter uma desculpa a mais para usar o postgresql, E todos da comunidade ficam cada vez mais conscientes de quem são os inimigos nessa batalha, basta lembrar o video difamatório lançado pela Microsoft. Cada dia mais sinto orgulho de fazer parte desta revolução chamada Software Livre. Viva a comunidade, viva a revolução!

    ResponderExcluir
  6. dreamcasthacker18 outubro, 2010 19:57

    Já morreram

    - OpenSolaris
    - OpenOffice
    - Worksation's Sun
    - Já ouvi boatos de projetos pesquisas p/a ajudar a humanidade que a Sun mantia (como supercomputadores p/a processamentos de genomas)

    ___________________________________________________________
    Com pé na cova
    - MySQL

    E como está o:
    - Virtual Box ?
    - Java ?


    Jóinha p/a vc Oracle! vai fundo que vc vai terminar com a reputação de uma M$ da vida.

    ResponderExcluir