quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Diaspora: Testamos a nova rede social

Algum tempo atrás foi anunciado um projeto OpenSource que teve grande repercussão: o Diaspora. Tratava-se de um projeto de alguns estudantes de criar uma alternativa ao Facebook, com todas as funções que eram pedidas na famosa rede social, mas nunca eram adicionadas. Na última quinta-feira foi liberado o código fonte do projeto, para que qualquer um possa compilar, testar e reportar bugs e dar sugestões.



diaspora


Bom, como eu sou um rapaz bem curioso e atento, eu descobri o link para testar online a rede social. Como não é recomendável o teste para todas as pessoas, por conta de bugs e de informações que podem ser perdidas - afinal, não se trata nem de um alpha ainda - não informarei o link de teste. Mas se você também for uma pessoa esperta, você já sabe, ou já descobriu ou vai descobrir.


A impressão inicial do Diaspora é de um Facebook bem menos poluído visualmente, sem tantos anúncios e essas coisas. Se você comparar o screenshot acima com a página inicial do Facebook, encontrará muitas semelhanças. Mas isso não é ruim, afinal, foi dito desde o ínicio que a ideia é criar uma versão OpenSource da rede social que mais cresce no mundo.


É lógico que a analise de uma versão em desenvolvimento de uma rede social, que por tal motivo ainda está praticamente - para não dizer totalmente - vazia, não pode passar de impressões. O Diaspora parece pensado para ser simples, mas simples que o Facebook. Os amigos podem ser separados por "aspects", como familia, trabalho e outros personalizados que você pode criar.  A adição de fotos é bem prática, assim como no Facebook. Existe ainda opção de se enviar um status apenas para um amigo em particular, assim como uma foto. Algumas funções interessantes estão previstas para o Alpha que deve sair em Outubro, como integração com o Facebook, internacionalização da rede social e portabilidade dos dados contidos no site.


Um ponto negativo da rede social que acabou vazando é o termo de contribuição do Diaspora. Muito obscuro e um tanto maldoso em alguns pontos, como em partes em que deixa a possibilidade de fechar o código da rede social e se apropriar de toda e qualquer contribuição de código feita ao projeto. É uma opinião quase geral que esse termo de contribuição vai afastar muitos desenvolvedores e praticamente todas as empresas que possam se interessar.


diaspora


O Diaspora, como foi dito no blog dos desenvolvedores do mesmo, ainda está na sua infância. O estado atual da rede social reflete apenas as ideias iniciais dos desenvolvedores postas em prática, ainda havendo muitos aspectos para serem melhorados. A internacionalização que deverá sair em Outubro vai ajudar a trazer a rede social para mais pessoas futuramente, assim como a integração com o Facebook (grande sacada, diga-se de passagem).


Anúncio oficial: http://is.gd/fegp0
Dents sobre o Diaspora: http://identi.ca/search/notice?q=%23diaspora
Suposto termo de contribuição: http://is.gd/fejMn

Um comentário:

  1. A ideia inicial é boa, porém o que você falou tem muito sentido," ...a possibilidade de fechar o código da rede social...".

    É algo que deveria ser repensado, talvez o código aberto ajude ser o grande diferencial da rede!

    Excelente postagem, um forte abraço Cleiton!!!

    ResponderExcluir