terça-feira, 26 de outubro de 2010

Golpe nigeriano ganha versão em Português

Eu sou uma das poucas pessoas que conheço que checa regularmente a minha caixa de e-mails de spam, não (apenas) porque eu tenha algum problema psicológico, mas principalmente porque não confio cegamente no Google e, mais de uma vez, ele já mandou mensagens importantes para a famigerada pasta.

Eu geralmente leio apenas os títulos e apago tudo mas, hoje, tive uma (in)grata surpresa: o famoso golpe nigeriano, também conhecido como golpe 419, ganhou uma versão em Português. Neste post, vamos tratar desse golpe e das mensagens de prêmio recebidas via celular. Vale a pena ler tudo!

Se você já está há algum tempo na web, certamente já deve ter recebido ou ouvido falar do tal golpe. Você recebe um e-mail, geralmente em Inglês ou Francês, de alguém dizendo ser parente, viúva ou assessor de algum famoso político ou magnata daquele ou de outro país africano que morreu. O autor da mensagem diz, então, que precisa tirar alguns milhões de dólares do país, mas tem alguns problemas legais para fazer isso e, logo, pede a sua ajuda desesperadamente, prometendo-lhe dar uma boa parte da soma em dinheiro caso você o ajude.

Eles dizem que houve um problema legal e que você precisa enviar alguma quantia em dinheiro para resolvê-lo e receber o dinheiro; No entanto, quando este problema está resolvido, eles inventam ,que aconteceu outra coisa e lhe pedem mais dinheiro, sucessivamente. Em casos extremos, as pessoas cegas pela possibilidade de riqueza fácil chegam a viajar para a Nigéria, de onde, você pode imaginar, nunca mais voltam.

Esta página do HSBC dá mais detalhes sobre o golpe e mostra, inclusive, uma experiência do site Zone-H, que levou as negociações adiante para ver o que acontecia. O site Quatro Cantos tem um artigo completo sobre o tema e confirma que, desde o ano passado, mensagens em Português começaram a circular pela rede. Segue, abaixo, a mensagem que recebi, na esperança de que alguém que também a tenha recebido caia nesta página e descubra, também, que é um golpe. Percebe-se, claramente, que os vigaristas usaram um tradutor instantâneo para redigir a mensagem:
Da mesa de Mr.ABDEL KADER.
O auditor sênior responsável
UNIDADE REMESSA EXTERNA,
BANK OF AFRICA (BOA).
Ouagadougou, Burkina Faso.

Caro amigo,

I presume que está tudo bem com você e sua família. Por favor, que isto não seja uma mensagem surpresa para você, porque eu tenho suas informações de contato de semana o diretório internacional há pouco antes de eu decidi entrar em contato com você sobre esta magnitude e operação lucrativa para o nosso presente e futuro da sobrevivência da vida.

Eu sou o auditor sênior responsável da unidade de remessas ao exterior do nosso banco e decidi contactá-lo para esta operação financeira no valor (17 milhões de dólares E.U.) para o nosso sucesso presente e futuro. Este é um fundo abandonada que pertence a um de nossos clientes estrangeiros, que morreu junto com toda a sua família através de acidente de avião há vários anos.

Enquanto isso, fiquei muito feliz de vir em todo o arquivo morto, quando eu estava organizando o velho e abandonado do cliente em outros arquivos para assinar e encaminhar à administração do banco inteiro para um funcionário re-documentação e auditoria do ano.

Foi dito claramente nas nossas regras e regulamentos bancários estrangeiros que foi assinado legalmente que, se esse fundo não reclamados até o prazo de quatro anos, iniciado a partir da data em que o beneficiário morreu, o dinheiro será transferido para o Tesouro, fundos não reclamados no entanto, é não autorizadas pelas disposições que regem o nosso banco de um cidadão de Burkina Faso para fazer o pedido do fundo a menos que você é estrangeiro, não importa o país.

Assim, o pedido de você como um estrangeiro, é necessário solicitar o pedido e transferência do fundo de bom em sua conta bancária de confiança como o parente mais próximo do falecido. quando o fundo é transferido para sua

conta de 45% será para você em relação a toda a assistência para a sua transferência do fundo em sua conta e prestação de conta bancária em que o banco irá remeter o fundo, 50% serão para mim ser o pioneiro da empresa, enquanto o restante de 5% será compartilhado com organizações respeitáveis, como caridade e as casas miseráveis em torno de nós no mundo.

Se você estiver realmente certo da sua idoneidade, responsabilidade e confidencialidade sobre esta transação contato comigo e não aceita mudar a sua mente para enganar ou me decepcionar quando o fundo é transferido para sua conta. Assim que você responder, eu vou deixar você sabe o próximo passo e procedimento a seguir para concluir esta transação com êxito.

Espero que a sua comunicação urgente,

Atenciosamente,
Mr.ABDEL KADER

A pergunta que fica é: o que fazer? Não há muitas possibilidades, visto que o e-mail de origem é internacional. A única coisa que você pode fazer é APAGAR a mensagem assim que recebê-la.

Outro tipo de golpe que está se tornando comum é o dos torpedos no celular. Ano passado, eu recebi um torpedo que dizia que eu havia ganho um carro na promoção dos 25 anos do programa Domingo Legal - além de não assistir a esse lixo, é claro que o programa não tem 25 anos porque, ano passado, EU tinha 24 anos e o programa estreou em meados da década de 90. Esse tipo de golpe geralmente é disparado por presidiários que querem créditos de celular para ligar dos presídios. O que você deve fazer é, também, apagar a mensagem. Vej, aqui, um experimento que um programa de rádio fez a respeito desse golpe:

 

No caso de spams nacionais - como as listas enviadas pela empresa e-cursoseconcursos, você pode encaminhar a mensagem para o mail-abuse@cert.br .

E você, já foi vítima de algum golpe? Então conte pra gente nos comentários!

3 comentários:

  1. Mas e os e-mails do Yahoo? Pelo menos uma vez por dia tá lá um a-mail gigante dando milhões e milhões de dólares. É todo dia, impressioante. O que não dá é pra entender como tem gente que cai nisso.

    Seja em milhões de dólares, um "lindo noutibúgui" ou mesmo as mensagens de celular das promoções da Globo, SBT (que esse mesmo programa já tentou investigar) e por aí vai.

    Não sei se as pessoas são sem noção ou realmente acham que as coisas caem do céu (ou as duas alternativas).

    ResponderExcluir
  2. Ja recebi inumeras carta como
    Estou Mr.Joaquin Mathieu, um banqueiro com um dos principais bancos aqui no cote'diviore Abidjan. Tenho proposta de negócio muito urgente e confidencial para você. Em 31 de julho de 2000, o Sr. Andreas Schranner consultora britânica Oil / contratante com o Solid chinês Minerals Corporation, feito um tempo numeradas (Fixo) Depósito para 12 meses do calendário, no valor de $ EUA 13,400.000.00 (Thriteen milhões, quatrocentos thausand dólares norte-americanos) em nosso banco.

    No vencimento, enviei uma notificação de rotina para o seu endereço de encaminhamento, mas não obteve resposta. Depois de um mês, enviei um lembrete, e finalmente descobri o seu contrato por parte dos empregadores, os chineses Solid Minerals Corporation isso, o cliente do banco, o Sr. Andreas Schranner, pereceram no Concorde da Air France vôo de Nova York rumo com a família, por favor clique aqui:
    .uk/1/hi/world/europe/859479.stm http://news.bbc.co

    Em uma investigação mais aprofundada, descobri que ele morreu sem fazer um testamento, e todos tentam traçar seus parentes foi infrutífera. Por isso, estendi minha investigações e descobriu que ele declare sua esposa o parente mais próximo para o fundo depositado em todos os seus documentos oficiais, incluindo seus papéis de Depósito Bancário com o Banco.

    Essa soma de EUA $ 13.400.000.00 ainda está no nosso Banco e do interesse está sendo rolado com o capital no final de cada ano. Ninguém nunca vai se apresentar para reclamar dele. De acordo com as leis da cote'divoire, no termo de 11 anos, o dinheiro vai reverter para a posse do Governo cote'divoire se ninguém aplica-se o parente mais próximo para reclamar o fundo. Por conseguinte, a minha proposta é que eu gosto de você como um estrangeiro para ficar no como o parente mais próximo ao fundo, e assim que o fundo deste cliente bancário morto não vai ficar nas mãos de alguns funcionários corruptos do governo.

    Isto é simples, eu gostaria que você aplicar como o parente mais próximo a este fundo através da escrita para o banco, a sua informação completa será necessária para que o banco pode conceder-lhe a próxima kin.I vai alimentá-lo com o que iformations vai colocar você no lugar como o parente mais próximo. Uma conta bancária em qualquer parte do mundo que irá fornecer, então, facilitar a transferência do dinheiro para você como o beneficiário / familiares. O dinheiro será depositado na sua conta para que nós participemos na proporção de 50% para mim e 50% para você. Não há nenhum risco em tudo, como todas as informações para esta transação estará dando por mim, e minha posição de Gerente garante a execução bem sucedida dessa transação. Se você está interessado, responda imediatamente.

    Após a sua aceitação, de seguida, irei dar-lhe a carta de candidatura e mais informações que vão ajudar você a entender a transação. Por favor me envie seu telefone confidencial e números de fax para uma comunicação fácil. Por favor, sigilo máximo, e ter certeza de que essa transação seria mais rentável para nós dois, porque exigirá a sua ajuda para investir a minha parte no seu país.
    Aguardando a sua resposta urgente.

    Atenciosamente,
    essas e sempre a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  3. faz algum tempo que recebo um monte de spam vindo do banco nigeriano burkina faso. como sou muito curiosa resolvi abri-los. Gente !!! o conteudo é tudo a mesma coisa . Entao, resolvi dar margem as estes vigaristas , fiz tudo aquilo que eles pediam .Um desses viagaristas me enviou até fotagrafia da familia .rsrss. Meu Deus, o mundo ta cheio de gente querendo ganhar a vida dessa forma . Aqui fica a minha alerta para todos, nao percam tempo em abrir estes e-mails como fiz ,porque , com certeza é perda de tempo....

    ResponderExcluir