domingo, 3 de outubro de 2010

Linux atinge 100% de market share no Brasil

Hoje, presenciamos um momento histórico: o sistema operacional livre Linux, criado pelo finlandês Linus Torvalds, atingiu 100% de market share no Brasil, superando inclusive seus dois principais concorrentes, o Windows, que detinha uma marca um pouco inferior a 90%, e o Mac OS X, que era usado por cerca de 5% da população mundial.

A marca histórica, no entanto, não se deve a uma repentina conversão em massa dos usuários finais. É que hoje, dia 3 de Outubro, foi o dia das eleições presidenciais no Brasil. Milhões de jovens e adultos foram às urnas para escolher seus representantes, e como já foi dito aqui, desde 2008, as urnas eletrônicas utilizam o sistema livre para proporcionar a "festa" da democracia.

Deste modo, como todo mundo foi obrigado a votar - e como crianças não podem comprar computadores, quem os compra são seus pais, que também foram às urnas - todos os usuários consumidores de informática no Brasil, até os mais ferrenhos defensores do sistema de Redmond, tornaram-se usuários de software livre, ainda que indiretamente.

É claro que, amanhã, a maioria dos usuários vai estar navegando no Orkut através do Internet Explorer e conversando via MSN, como se nada tivesse acontecido. No entanto, cabe-nos elogiar, mais uma vez, a decisão governamental de migrar o sistema de votação para o software livre que, além de ser infinitamente mais seguro, é um fator determinante no corte de despesas. Hoje em dia, muitas empresas utilizam o sistema proprietário dominante de forma desnecessária. Pensemos: é realmente necessário pagar uma licença para um computador que vai ficar exibindo uma propaganda ininterruptamente? Ou para um micro usado em um quiosque ou em um caixa eletrônico?

Já dizia a propaganda da IBM: "o futuro é aberto". A evolução é inevitável.

8 comentários:

  1. Meu filho, ainda tem urnas rodando com Windows CE. Todas urnas de disquete (pelo menos 30%) ainda são Windows. Então nem nas urnas o Linux consegue hegemonia...hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Olha quem apareceu por aqui. Eu sinceramente achava que você fazia parte da família dos cabeça de bacalhau: todo mundo diz que existe, mas eu nunca tinha visto. Pra mim você era tipo um saci pererê, só que com grana para dar pro Tio Bill.

    Normalmente comentários maldosos vão direto pra lixeira, mas eu resolvi publicar o seu só pra deixar registrado que o grande crítico do GNU/Linux tem uma quedinha pelos sites sobre Software Livre.

    ResponderExcluir
  3. Disquete? Bem coisa pra Windows mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Vamos analisar a mensagem...

    "Meu filho, ainda tem urnas rodando com Windows CE. Todas urnas de disquete (pelo menos 30%) ainda são Windows. Então nem nas urnas o Linux consegue hegemonia…hahahahaha"

    Ele deve ter usado o Windows para descobrir que o Windows CE com 30% tem hegemonia sobre os 70% das urnas utilizando Software Livre ("Então nem nas urnas o Linux consegue hegemonia").

    Destaca-se contudo, que o Windows CE é utilizado aplicando o que há de mais moderno em tecnologia, pois implementa o protocolo DPCDPL (disquete para cá e disquete para lá). :D

    Acho engraçado que existam pessoas que temem o software livre. O software livre é opção. A Microsoft tem bons produtos, que custam dinheiro.

    O software livre disponibiliza muitos software de qualidade que não custam nada e ajudam a reduzir o custo de licenciamento, manutenção e operação de empresas, instituições, prefeituras, hospitais, etc... Com isso, era de se esperar que todos que tenham um mínimo de consciência, respeitem o software livre e a comunidade que o torna possível.

    ResponderExcluir
  5. Querido Octaiver Matt,

    Segundo a teoria psicanalítica de Sigmund Freud, para que nosso ego mantenha-se íntegro, são criados mecanismos de defesa para afastar do consciente tudo aquilo que poderia perturbá-lo. Um destes mecanismos de defesa chama-se formação reativa, a qual caracteriza-se por uma pessoa negar explicitamente aquilo que ela sente atração. É o seu caso: o fato de você pregar sempre que o sistema da Microsoft é superior às soluções livres mas viver em sites, fóruns e comunidades voltados a este tema sempre tentando difamar a criação de Linus Torvalds apenas mostra que, na verdade, você está louco para usar e defender o GNU/Linux, mas não consegue assumir isso para si mesmo talvez porque ache que nós somos um grupo estereotipado, o que não é verdade.

    Quem mente, mente apenas para si mesmo. Então, meu caro, liberte-se, venha para o GNU/Linux e seja feliz!

    Com relação ao seu (infeliz) comentário, você tem algum documento ou nota oficial vinda do TSE a qual diga que as versões antigas continuem usando o sistema proprietário? E, mesmo que possamos inferir correção em sua assertiva, caso o senhor tenha exercido seu direito democrático em uma urna a qual não contenha tais obsoletos dispositivos, o senhor utilizou, sim, o sistema livre, ainda que indiretamente. Debalde isto, é possível afirmar-se que tais versões serão "aposentadas" com o tempo e o sistema livre continuará com sua hegemonia neste meio, conforme é hoje.

    ResponderExcluir
  6. Segundo a Wikipédia, "os modelos 1996 a 2000 rodavam o sistema operacional VirtuOS. Os modelos 2002, 2004 e 2006 rodavam o sistema operacional Windows CE. A partir de 2008 TODOS os modelos passaram a utilizar o sistema operacional Linux e foram utilizadas em torno de 450 mil urnas eletrônicas."

    Portanto, desde 2008 NENHUMA urna roda Windows CE ou VirtuOS. Somente Linux. E eis o link da notícia no site do TSE, de 2007, dizendo que nas eleições seguinte as urnas utilizariam Linux: http://agencia.tse.gov.br/sadAdmAgencia/noticiaSearch.do?acao=get&id=966324.

    Não tá afim de abrir, vai aí o trecho pricipal:
    "O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral decidiu, na sessão administrativa dessa quinta-feira (13), autorizar a substituição do sistema operacional VirtuOS e Windows CE de todas as 430 mil urnas eletrônicas, pela versão de software livre Linux, a ser desenvolvida pela equipe técnica do próprio Tribunal. O objetivo é conferir mais transparência e confiabilidade à urna eletrônica e ao processo eleitoral. O novo sistema estará em vigor nas próximas eleições municipais, em 2008."

    Na próxima, se informa antes de falar besteira, noob.

    ResponderExcluir
  7. Sempre lembrando que, há alguns anos, o senhor Octaiver criou um site para difamar o GNU/Linux usando-se indevidamente do nome do Viva o Linux - que aparentemente está fora do ar agora -, o que poderia causar um processo por falsidade ideológica.

    Mas o melhor é entrar no fórum do site dele (que precisa de um novo designer, a propósito) e ler:

    Octaiver Matt

    * Administrator
    * Newbie

    E sim: eu li a matéria da Info na qual ele aparece dizendo que os linuxers o ameaçaram de morte. Perdi meu tempo.

    ResponderExcluir
  8. "E sim: eu li a matéria da Info na qual ele aparece dizendo que os linuxers o ameaçaram de morte. Perdi meu tempo."

    Tb perdi meu tempo. Octaiver não passa de um doido imaturo na infomatica. Está bem mais próximo de se mais um neo-nazisma (ja que ele chama os usuarios Linux de comunista).

    ResponderExcluir