sábado, 2 de outubro de 2010

BOMBA! Debian voltará a usar Firefox como navegador padrão

Parem as máquinas, pois esta notícia é EXTRA! EXTRA! Extraordinária!

Todos sabemos que, desde 2006, a distribuição Debian não usa mais o popular navegador de código-aberto Mozilla Firefox. O motivo seriam pequenas questões legais envolvendo o nome e o logo do browser.  Basicamente, a política de marcas registradas da Mozilla diz que, se você quiser usar o navegador Firefox em seu sistema operacional, então você deve distribuí-lo da mesma forma que a Mozilla oferece em sua página oficial. O problema, porém, é que o time do Debian estava fazendo algumas modificações no código-fonte, o que gerou uma polêmica a qual levou à criação do fork do navegador mais famoso da Web (ou o segundo mais famoso). Recentemente, o projeto GNU decidiu criar a sua própria linha de desenvolvimento e lançou o IceCat, um fork do fork que, é claro, elimina tudo que é proprietário do navegador - incluindo codecs e ofertas de extensões e temas que não sejam livres.

No entanto, como vocês devem saber, eu estou acompanhando e participando da lista de discussão do projeto Mageia, que é uma tentativa de criar-se um fork da distribuição Mandriva. Eu perguntei, na lista, se a Mageia poderia usar o Firefox, já que seria necessário empacotá-lo em um RPM e, logo, teria-se um instalador não oficial. Nisto, a usuária Anne Nicholas (a.k.a. ennael) posta uma mensagem dizendo que...

As a note, I spoke with Pascal Chevrel today from Mozilla Europe. He
told me that Debian was going back to use Firefox. Legal issues are
solved

-------
Anne


traduzindo...

Como uma nota, eu falei com Pascal Chevrel hoje, da Mozilla Europa. Ele
me disse que o Debian estava voltando a usar o Firefox. As questões legais estão
resolvidas.


Ou seja, a raposinha (que na verdade é um panda) está voltando para o sistema da pimenta! Talvez esteja de volta no Debian 6 ou 7. Neste momento, Marc Paré faz um novo comentário dizendo que acredita que a Mozilla não considerou a questão com o Debian um grande problema e que os desenvolvedores desta distro estão respirando aliviados.

No entanto, dúvidas permanecem: será que tanto o Firefox quando o Iceweasel serão mantidos? Quando será anunciada a mudança? Como a comunidade reagirá? Estas são questões que só o tempo conseguirá responder. E você,apóia esta mudança? Deixe sua opinião abaixo.

UPDATE: Conforme o próprio Pascal Chevrel postou na lista, nesta página está explicado que, a partir de agora, o logotipo do Firefox, embora continue sendo marca registrada da Mozilla, agora é livre (como em free speech), o que garantirá sua utilização por qualquer projeto. A mudança parece ter sido tomada há um ano mas, até agora, o texto da licença do navegador ainda não havia sido modificado e poucos sabiam disso.

Um comentário:

  1. Gosto muito do Firefox e sou usuário Debian, mas já há algum tempo que tenho o Google Chrome como meu browser padrão.

    ResponderExcluir