terça-feira, 12 de outubro de 2010

Por dentro do novo Twitter

Embora saibamos que o Twitter não seja uma plataforma livre - e que temos o identi.ca como alternativa aberta ao mesmo - a maioria dos atores do mundo aberto utiliza-o para trocar informações. Como eu fui escolhido para testar as novas funcionalidades da plataforma, escreverei neste post tudo que lhe espera.

A interface


Interface principal do novo Twitter

A área de visualização está maior, dividida em duas colunas, mudança que foi objeto de críticas de muitos usuários, pois dependendo da resolução da tela, não é mais possível visualizar a imagem de background.

A barra preta superior tem um campo de busca e links para a página inicial, para o perfil do usuário e para suas mensagens privadas. O botão com o quadradinho e o risco ao lado da foto abre uma "janela" na qual você pode digitar o seu tuíte - ideal para quando você estiver em uma sessão do site que não tenha a caixa de texto principal. Além disso, o nome do usuário dá acesso a um menu drop-down com muitas opções.

Do lado esquerdo, é mostrada a caixa para digitar o que você está fazendo e abas que permitem acessar suas menções, retuítes, buscas salvas e listas. Do direito, na página inicial, são mostradas várias informações sobre você. Um ponto polêmico é que a funcionalidade Who to Follow está de volta e, desta vez, com mais destaque.

A maior funcionalidade do lado direito, porém, ocorre quando você clica no link do perfil de um usuário: ao invés de abrir outra página com seu perfil, as informações de sua conta e seus últimos tuítes são mostrados nesta parte da tela.

Lado direito mostra informações do usuário

Retuitando


A função de retuitar ganhou mais destaque: agora, quando você retuita um post, a página fica escura e uma caixa de alerta surge no centro perguntando o que você quer fazer:

Este print não possui nenhuma afiliação partidária ;)

Os posts retuitados por você ficam com um triângulo verde do lado superior esquerdo da foto do perfil:

Indicador visual mostra posts que você retuitou

Seguir ou não seguir?


O gerenciamento de seguidores ficou mais intuitivo. Agora, é mostrado um V em fundo verde naqueles usuários que você segue e, se você passar o mouse em cima,este troca para um X em fundo vermelho, permitindo que você possa parar de segui-lo. O processo está muito mais rápido e intuitivo e não acontecem mais erros do tipo ter que recarregar a página quando se tenta seguir alguém. Ah sim, nos perfis dos usuários que você não segue aparece um sinal de mais em um círculo verde, sugerindo que você o adicione à sua lista.

O gerenciamento de seguidores ficou mais intuitivo

Listas


O gerenciamento das listas está muito mais simples e intuitivo através de um menu suspenso mostrado quando você clica na seta ao lado da sua aba.

Gerenciamento de listas está mais intuitivo

Conclusão


O novo Twitter está repleto de novidades e aparentemente mais rápido e estável. No entanto, ainda há algumas arestas a serem aparadas. Esperamos que funcionalidades similares sejam implementadas pelas alternativas livres à plataforma, como o identi.ca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário