quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Review e Tutorial: Fedora 14 Laughlin

 

Photobucket 

 

 


Foi lançada no final da manhã da última terça feira a décima quarta versão do Fedora, denominada Laughlin. Como é de costume, a nova versão da distro acompanha as versões mais recentes dos aplicativos opensource disponíveis, além de algumas melhorias interessantes.




Índices da Postagem:


Review:


Os Desafios
O Período de Desenvolvimento
As Melhorias no Nouveau3D
Instalação Automática
Novidades nos Repositórios
Gerenciador de Repositórios
Sem Twitter?
Visual Novo e Animado
Novo Site



Tutorial


Codecs proprietários
Ativando Nouveau3D
Drivers Nvidia
Compiz e Gnome-Shell

Os Desafios


O Fedora Laughlin já nasceu com um fardo muito grande. Susbstituir o Fedora Goddard como última versão lançada, tendo em vista que ele foi aclamado por praticamente todos que o testaram como o melhor lançamento da equipe Fedora em muitos anos.


O desafio era manter a tradição de inovação e de trazer os softwares mais recentes sem jogar para o alto tudo o que havia sido conquistado. Essa tarefa se tornou ainda mais complicada com as funcionalidades desejadas para a versão 14 que originalmente incluíam o Gnome 3 e o SystemD, entre outros.


Voltar ao Índice

O Período de Desenvolvimento


Diferente do período de desenvolvimento do Fedora Goddard, o do Laughlin no ínicio foi bem complicado. Eram bugs diversos e graves em áreas muito diferentes do sistema. Mesmo sem ter o Gnome 3 como desafio, já que com o lançamento adiado, a equipe Fedora mudou de planos, os trabalhos no Gnome Shell foram intensos, principalmente na sua compatibilidade com o Nouveau3D.


Entre os diversos bugs que apareceram, podemos destacar a incompatibilidade do Nouveau3D com o Gnome Shell, o bug que impedia a execução do Empathy e o último -esse mais grave e sem correção por diversos motivos - o não funcionamento do Pino com o Twitter.


De maneiras diversas, os bugs foram superados e o Laughlin pode caminha sossegado para a estabilidade.


Voltar ao Índice

As Melhorias no Nouveau3D


Uma das principais novidades do Fedora Goddard foi o driver 3D Open Source Nouveau3D, adicionado para melhorar a compatibilidade da distro com as placas Nvidia, sem precisar da instalação do driver proprietário. Na prática, o driver serviu apenas para rodar alguns efeitos do compiz, mesmo assim com alguns travamentos. A lista de placas suportadas também era bem pequena.


Quem testou o Goddard e ficar animado em testar o Laughlin não irá se arrepender. A melhoria do Nouveau3D é evidente quando se faz uma comparação. No ínicio do desenvolvimento, o objetivo era que o Gnome Shell funcionasse com o driver opensource, mas até eu cheguei a duvidar que isso fosse acontecer em alguns momentos. O fato é que, depois da versão Beta, o driver sofreu uma atualização e a aceleração fornecida melhorou significativamente.


O driver que não fornecia aceleração suficiente para o Gnome Shell, no Fedora Laughlin estável tem aceleração suficiente para rodar até alguns jogos antes não suportados, como o Assault Cube, com toda a tranquilidade.


Voltar ao Índice

Instalação Automática


Está aí uma coisa que não é novidade total para o Fedora Laughlin, mas que eu não fico cansado de elogiar. O Fedora vem acompanhando o passo das grandes distros desde o Goddard em termos de instalação automática de drivers e codecs. Se você, por exemplo, for executar o wget via terminal pela primeira vez, o próprio Fedora vai se encarregar de instalar o programa para você. Essa funcionalidade se repete para codecs, drivers de impressora e diversos programas que você desejar rodar via terminal.


A funcionalidade facilita - e muito - a vida dos novatos e vai agradar os mais experientes que estiverem vivendo aquele dia de preguiça.


Voltar ao Índice

Novidades nos Repositórios


Quem for vasculhar os repositórios do Fedora também vai ficar impressionado. A já vasta coleção de aplicativos ganhou novos membros, alguns de qualidade comprovada, outros que me deixaram impressionados por estarem no repositório.


Logo de cara você vai encontrar o Bangarang, player multimedia bem estiloso feito em Qt e o Clementine, port do Amarok 1.4 para Qt4. Em termos de aparência, você vai encontrar a engine Equinox e os temas de ícone Faenza e Elementary como as grandes novidades. Novas versões do KDE, do Lxde e do BrOffice também estão disponíveis.


Voltar ao Índice

Gerenciador de Repositórios


Muita gente, incluindo a minha pessoa, reclamava da ausência de um programa separado que fizesse o gerenciamento dos repositórios do Fedora. Pois bem, se a distro agora não acompanha o gerenciador de repositórios completo, pelo menos iniciou uma tentativa. O aplicativo ainda é um pouco problemático, não muito prático e só habilita ou desabilita os repositórios, não realizando a instalação. Parece pouco para a maioria, mas é um passo da equipe do Fedora em direção ao que os usuários estão dizendo.


Voltar ao Índice

Sem Twitter?


Como eu falei no ínicio desse review, um dos bugs graves do Fedora 14 era o não funcionamento de seu cliente de microblogging padrão, o Pino. Assim como muitos aplicativos da categoria, o Pino sofreu com a mudança no Twitter, que agora só permite acesso via OAuth.


Quando o bug foi descoberto já era bem tarde e a equipe não pode encontrar uma solução melhor que remover o aplicativo da distro. O Fedora 14 foi lançado sem cliente microblogging, trazendo apenas uma parte das Notas de Lançamento explicando o ocorrido.


Voltar ao Índice

Visual Novo e Animado


Para a surpresa geral, a equipe de design do Fedora que muitos (como eu, por exemplo) acreditavam estar morta, trabalhou numa nova funcionalidade bem legal para o papel de parede. O papel de parede da versão é disponibilizado em versão animada nos repositórios (não vem instalado por padrão), tanto para Gnome, quanto para KDE. O papel de parede tem a função "Time of Day" que basicamente troca o tom do wallpaper de acordo com a hora do dia (quanto mais tarde, mas escuro; quanto mais cedo, mais claro.).


Quem sabe esse não é o primeiro passo para um visual geral realmente legal para uma versão futura do Fedora?


Voltar ao Índice

Novo Site


Conforme foi notíciado pelo LonelySpook, o Fedora 14 já chegou com uma página nova em folha preparada. A página é resultado do trabalho conjunto do time de desenvolvimento com o time de design (mais uma deles, querem sair da cova mesmo :D ). O resultado pode não ter ficado maravilhoso, mas já é uma grande evolução se formos comparar com a versão anterior.


Voltar ao Índice

Codecs Proprietários


Embora possa ser instalado conforme você utilizar, vamos concordar que o melhor é instalar todos os codecs que você possa precisar de uma só vez. Enquanto o EasyLife ainda não tem versão para o Fedora 14 até o momento dessa postagem, o 1Step-Install não tem versão também, mas funciona muito bem na versão 14.

O 1Step-Install não é interativo, apenas instala os codecs, o flash plugin, o java e (anteriormente) o Libdvdcss. Por sinal, o libdvdcss é o grande problema no momento para os Fedorans. O repositório Livna era o único que disponibilizava essa pacote fundamental para que possamos assistir dvd com o Fedora e saiu do ar. Os Fedorans ainda buscam soluções.

Download do 1Step-Install: http://lonelyspooky.com/1step-install/

Voltar ao Índice

Ativando Nouveau3D


Antes de tentar a instalação do driver Nvidia proprietário, vale a pena testar se o driver opensource dá suporte a sua placa. Para ativar a aceleração 3D do driver Nouveau, basta rodar o seguinte comando:
su -c "yum install mesa-dri-drivers-experimental"

Voltar ao Índice

Drivers Nvidia


Quem acompanha o blog sabe que eu passei por umas boas para instalar o driver Nvidia direto do site (o famoso arquivo .run). Se não acreditar, é só ler o "trabalhinho" que o processo dá aqui. Mas os meros mortais (peguei pesado...)  podem instalar o driver com um simples RPM, se utilizando do repositório RPMFusion. Se você já instalou os codecs pode pular o próximo passo, caso contrário, ele é obrigatório: vamos instalar o RPMFusion.
su -c 'rpm -Uvh http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-stable.noarch.rpm http://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-stable.noarch.rpm'

Feito isso, os repositórios RPMFusion já estarão disponíveis. O segundo passo é saber qual o modelo da sua placa, para que possamos instalar o driver correto. Aqui vão os comandos de acordo com os modelos das placas:

GeForce 6, 7, 8, 9 & série 200 e superiores
su -c "yum install akmod-nvidia"

GeForce FX
su -c "yum install akmod-nvidia-173xx"

GeForce 4 ou abaixo
su -c "yum install akmod-nvidia-96xx

Depois de atualizar, reinicie o sistema. Seu driver 3D já deverá estar instalado e configurado.

Voltar ao Índice

Compiz e Gnome-Shell


O Fedora possui uma tela para habilitar ou desabilitar os chamados efeitos para seu desktop. A versão LiveCD vem apenas com o Compiz, com função de "sacudir as janelas" e "Desktop em Cubo". Você pode instalar facilmente o Gnome Shell, o pacote é bem pequeno:
su -c "yum install gnome-shell"

Depois de terminada a instalação, basta ir em Sistema > Preferências > Efeitos da Área de Trabalho e testar qual das opções te agrada mais. Eu particularmente não consigo mais viver sem o Gnome Shell.

Voltar ao Índice

Fontes:

Guia Duli para o Fedora 11: http://www.projetofedora.org/forum/viewtopic.php?f=5&t=1176&p=6877#p6877
Fedora Project: http://fedoraproject.org/
Blog do LonelySpooky: http://lonelyspooky.com/

6 comentários:

  1. Excelente artigo Cleiton!

    Parabenizo aos todos que estiveram envolvidos no projeto Fedora Laughlin, um projeto que simboliza a evolução do Linux num todo!

    ResponderExcluir
  2. Estava esperando o lançamento para testar! Achei interessante a entrevista com o Henrique, principalmente da frase "...o Fedora não foca nos usuários iniciantes e provavelmente não focará... a melhor forma de descrever o Fedora é dizendo que ele é o melhor equilíbrio entre facilidade e habilidade", é exatamente o que procuro hoje. Sinto falta apenas de mais blogs que tenham como tema o Fedora, dicas e tutoriais disponíveis, um fórum mais ativo também seria interessante para resolver problemas e aprender coisas novas.
    Agradeço pelos links.

    Duvida:
    - existe alguma diferença entre os comandos su -c “yum install akmod-nvidia” e su -c “yum install kmod-nvidia”? (no Fedora 12 isso fazia com que o kernel pae fosse instalado, deixando meu pc muito lento)
    -

    ResponderExcluir
  3. Niquelnausea, obrigado pela presença.

    Obrigado pelos elogios e, realmente, o grande problema do Fedora atualmente é a pequena quantidade de blogs que falam sobre a distro. Eu, particularmente, só conheço o Espaço Liberdade e o blog do LonelySpooky.

    O comando de instalação do driver nvidia foi retirado do guia de personalização do Fedora, escrito pelo Duli. Eu realmente não sei te dizer, pq o Nouveau3D consegue suprir todas as minhas necessidades.

    Tenta o EasyLife, a versão para o fedora 14 saiu ontem a tarde:

    http://projetofedora.org/easylife-fedora-14

    ResponderExcluir
  4. Não somente blogs e sites, mas também o fórum, um diferencial de distros como o Ubuntu e o Big Linux é o fórum. Agradeço pela ajuda.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Cleiton
    Espero esteja tudo em ordem. Estou aqui com o Fedora 14 x86_64, rodando o kde agora, não mais o gnome e tudo muito bom e maravilhoso mas não consigo mais ativar os efeito da área de trabalho

    instalei de novo, como fiz com o gnome:

    [root@fedoraII cezar]# yum install mesa-dri-drivers-experimental
    Plugins carregados: langpacks, presto, refresh-packagekit
    Adding pt_BR to language list
    Configurando o processo de instalação
    O pacote mesa-dri-drivers-experimental-7.9-5.fc14.x86_64 já está instalado em sua última versão
    Nada a ser feito
    [root@fedoraII cezar]#

    assim como instalei o compiz e a seguir a minha placa de vídeo, como já havia declinado antes

    02:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation G96 [GeForce 9400 GT] (rev a1)

    essa é a minha placa de vídeo. antes funcionou com o gnome, mas agora com kde nao está deixando ativar aquela guia geral (em efeitos da área de trabalho) e em seguida, ativar todos os efeitos da área de trabalho.
    O que poderá ser?
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Cezar. Eu não utilizo muito o KDE, mas vou tentar ajudar de qualquer forma. Pesquisando pela internet, eu encontrei algumas informações - de fontes não-oficiais - dizendo que os efeitos do KDE não funcionam com os drivers Nouveau. No entanto, algumas outras informações davam conta de que funcionam sim - eu inclusive sou prova disso, inclusive um cara que utilizava um GeForce 9500 GT, modelo próximo da tua, afirmou que funciona.

    A ativação dos efeitos 3D dão erro tanto com OpenGL, quanto com o XRender (opção na última aba)? Você pode também tentar desativar alguns dos efeitos, funciona na minha Intel OnBoard quando tento utilizar os efeitos do KDE no meu notebook.

    Abraços.

    ResponderExcluir