segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vergonha Nacional: A rede sendo utilizada para disseminar preconceito

Na manhã dessa segunda feira o Brasil viveu mais um desses momentos para serem esquecidos, só que dessa vez na esfera online. Após a eleição democrática de Dilma Roussef - não estou entrando em mérito de se foi bom ou não para o Brasil, só estou dizendo que a vitória foi nas urnas e deve ser respeitada por isso, - um pessoal que ainda acredita no anonimato via internet disseminou uma hashtag extremamente preconceituosa e xenofóbica.



A primeira coisa que precisa ser dita é que anonimato na web é uma coisa que só existe se o dono do blog ou site for muito amador e não se utilizar de ferramentas para sua própria segurança, já que o seu blog pode sim ser responsabilizado pelos comentários publicados, caso o IP do autor do comentário não estiver disponível. O mesmo vale para o Twitter, Orkut e todos os sites. Você PODE e SERÁ encontrado caso tenha feito e/ou dito alguma "besteira" na internet, pode levar tempo, mas as autoridades chegarão até você.


Feito esse esclarecimento, vamos ao absurdo em si. Tristemente, uma hashtag xenofóbica ( a #nordestisto) amanheceu nos Trend Topics do Twitter. A autoria da hashtag é atribuída a Mayara Petruso, como você pode ver aqui, que (por coincidência?!) excluíu sua conta no Twitter. A tag rapidamente ganhou o topo do Trend Topics, com muita gente reforçando a opinião da autora da tag e um número ainda maior mostrando seu repúdio ao preconceito absurdo demonstrado.


Vale lembrar que preconceito é um crime previsto na lei e tem punição:




A Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989, em seu artigo 1º (com a redação determinada pela Lei nº 9.459, de 13 de março de 1997), diz que "Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional". Portanto, claramente, os delitos tipificados por esta lei englobam a conduta de segregar estrangeiros, que vem a ser delito inafiançável e imprescritível (Constituição da República, artigo 5º, inciso XLII).




Vamos denunciar esse absurdo para o SaferNet, o link é esse: http://www.safernet.org.br/site/denunciar


2 comentários:

  1. Tem uma frase que digo as vezes: Todo tipo de Preconceito (e ateh Pre-Conceito) eh burro. Eh uma lastima pessoas que soh pq pensam que estao num ambiente "anonimo" deixam mostrar-se o seu lado mais podre. Sou nordestino e com orgulho, pernambucano de origem. Sabemos que hoje em dia a emigracao eh reversa, ezatamente pq o governo do pt tem trazido desenvolvimento pro nordeste, muita gente tem saido do Sul-Sudeste e vindo para cah. Nem por isto vemos pessoas pregando o odio a elas, pelo contrario, aceitam, brincam e acolhem. Entao fica aqui minha reflexao e repudio ao odio burro que eh pregado.

    ResponderExcluir
  2. O mais irônico é que, tudo indica que Dilma teria ganho, mesmo desconsiderando os dados da região Nordeste.

    Ou seja, os preconceituosos estão atribuindo aos outros, no caso os nordestinos, um resultado que também foi feito por eles.

    Para uma interessante análise dos resultados de votação, acessem: http://jfmitre.com/2010/10/interpretacao-estatistica-de-resultados.html

    ResponderExcluir