segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

E o LMDE conquistou um espaço no meu HD

Eu comecei os meus testes com o Linux Mint Debian Edition, ou carinhosamente LMDE, há algumas semanas. Não escondo de ninguém minha preferência pelo Fedora, mas meu amor pelo Debian é um caso antigo. As pessoas falavam muito bem do Mint, mas a base Ubuntu não me animava a testá-lo, mas quando saiu essa versão baseada no Debian Testing foi minha oportunidade.



Uma das coisas que destacam o LMDE é o trabalho de personalização do Debian "padrão", o melhor que eu já vi em uma distro Debian Based desde o Kurumin. Quem já baixou o Debian puro sabe que ele não é a coisa mais linda do mundo por padrão e o Mint trabalha muito bem esse lado. O tema padrão é excelente e a coleção de papéis de parede é incrível. E olha que eu não sou fã de verde.


Foi se o tempo em que uma distro podia se destacar apenas pelo visual. Apesar do tema padrão ser o cartão de visitas, o LMDE tem muito conteúdo próprio do Mint. Aplicativos próprios como o MintInstall, o MintMenu, MintUpdate, entre outros, trazem ao usuário uma experiência totalmente diferente da que ele teria em qualquer outra distro. Tentando simplificar, é o que faz do Mint o "Linux Mint" e não o "Fedora", por exemplo.


A manutenção da leveza do Debian também é uma conquista importante. Uma das características mais marcantes do Debian é a leveza do Desktop, a performance que o sistema tem mesmo depois da instalação de muitos programas, e o LMDE conseguiu manter essa marca importante. Apesar da troca (para mim um grande erro) do Iceweasel pelo Firefox original e do Icedove pelo Thunderbird, duas mudanças que descaracterizam o sistema, o trabalho geral não afetou a maior parte das caracteristicas da base original.


O LMDE é um dos melhores trabalhos baseados no Debian que estão disponíveis no momento. Aplicativos próprios, tema muito original e manutenção das características do sistema fazem da distro uma escolha muito feliz para qualquer usuário.

4 comentários:

  1. Depois desta descricao do LMDE, nada melhor do que testa-lo... valew...

    ResponderExcluir
  2. Recomendo o teste sim, vale a pena.

    ResponderExcluir
  3. Estou usando ele no velho note de minha irmã, uma vez que meu pc quebrou. Ele é rápido e limpo, recomendo!

    ResponderExcluir
  4. Passei um tempo sem usar o Debian, conhecendo outras distros. Durante esse periodo, no meio de varias que testei, me aprofundei no Slack, o Gentoo e o Arch Linux. No mês passado voltei a usar o Debian de uma hora pra outra, para ver como estava e me surpreendi. Como algo que ja era MUITO BOM conseguiu melhorar. O desempenho ja era excelente e ficou melhor, as facilidades nem se fala... estou usando a versao testing (Squeeze).

    Diante desses relatos sobre o LMDE, e sabendo que ele é baseado justamente no Squeeze, tenho a impressão que o pc vai passar a noite ligado baixando a ISO ja pra amanhã ;-) rsrs

    Abraços e obrigado pela dica.

    ResponderExcluir