segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Assault Cube

Jogos sempre são um tema complicado para o Linux. Mesmo tendo algumas ótimas opções de títulos para o sistema livre, o número ainda é bem limitado em relação ao outro Sistema Operacional, talvez por que$tõe$ que não precisam ser discutidas aqui.Um dos games FPS disponíveis para o Linux, MacOS e Windows que mais impressiona pela leveza e gráficos relativamente bons é o Assault Cube. Lançado em junho de 2007, o game necessita apenas de uma máquina com 128MB de RAM, um CPU de 500MHz e Placa de vídeo 3D de 32MB. Claro que um jogo de 50MB e com requisitos mínimos tão modestos não pode fazer milagres, mas com certeza proporciona várias horas de diversão. Tem uma jogabilidade bem simples e bem parecida com os outros jogos da categoria. Segundo os desenvolvedores, para partidas online um modem de 56Kbps já dá conta do recado =O (Claro que com uma internet dos tempos das cavernas aqui no Brasil não dá para querer muita coisa não!) .


Em relação aos modos de jogo, o AC não apresenta nenhuma diferença a outros FPS:

  • Capture the Flag: Aqui vence quem capturar mais vezes a bandeira adversária;

  • Deathmatch: Nesse modo de jogo, é cada um por si;

  • Team Deathmatch: São formadas duas equipes e vence a que matar mais a adversária;

  • One Shot One Kill: Aqui cada jogador nasce com 1 ponto de life e tem apenas uma Sniper carregada e uma faca. Levou um tiro, morreu!


Um dos pontos mais criticados no AC é a pequena quantidade de armas disponíveis para o jogo somando um total de sete, entre faca, granadas, rifles e metralhadoras,  cada uma para um tipo de estratégia e necessidade ao longo do jogo onde diferentemente do CS, todas são fictícias.


A atual versão é a 1.1.0.4 e está disponível desde 14 de novembro de 2010 e pode ser baixada gratuitamente através do site oficial do game.


Os usuários do Ubuntu/Debian devem rodar o comando abaixo para instalar as bibliotecas necessárias para executar o Assault Cube:




sudo apt-get install libsdl1.2 libsdl-image1.2 libopenal1 libsdl-ttf2.0-0



Após isso, é só aproveitar a diversão garantida!

2 comentários:

  1. cara na hr q eu instalo chega uma hora q aparece isso:
    E: O pacote 'libsdl1.2' não tem candidato para instalação
    como conssigo rezolver isso? se souber entre em contato pelo meu e-mail ou pelo facebook: http://www.facebook.com/LucasMartinsNetto

    ResponderExcluir
  2. Lucas, eu creio que o Ubuntu modificou o nome dos pacotes. De acordo com o site pkgs.org, o nome agora libsdl1.2debian. Qualquer coisa, é só procurar o nome do pacote no site abaixo ou deixar outro comentário.

    http://pkgs.org/search/?keyword=libsdl

    Abraços e obrigado pela visita. :)

    ResponderExcluir