segunda-feira, 7 de março de 2011

Desbloquear Chaveiro de Sessão

Desde a versão 10.04 do Ubuntu, percebia que quando ligava meu notebook em algum local que haviam redes wirelles, ele exibia uma mensagem solicitando o desbloqueio do Chaveiro de Sessão. Aqui me incomodava um pouco, mas como surgia apenas na presença de redes sem fio, passava quase despercebido. 


Em janeiro desse ano, decidi criar uma rede sem fio em minha casa com o auxílio de um roteador Wireless. A partir daí começou o tormento: toda vez que ligava meu notebook, aquela bendita mensagem aparecia. E o pior: o Sistema só conectava a minha rede, caso eu digitasse a bendita senha do tal chaveiro. Como tudo tem seu limite, chegou o dia da minha paciência. Dando uma rápida googlada, encontrei uma luz no fim do túnel para que essa janelinha chata parasse de me incomodar.


Basta ir no menu Sistema > Preferências > Senhas e Chaves de Criptografia. Na janela que abrir, basta clicar em Login com o botão direito e selecionar a opção Alterar Senha. No primeiro campo digite a senha atual e deixe os campos de nova senha em branco. O sistema irá exibir um alerta:
Basta clicar em Usar armazenamento não seguro e pronto. Basta reiniciar o sistema e perceber que ao menos com isso, ele não te perturba mais.

6 comentários:

  1. Esse comportamento não é normal. Acho que você estava usando senhas diferentes para login e chaveiro. Se o chaveiro for utilizado sem senha, a segurança fica comprometida.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, as senhas eram as mesmas. O problema é que o aplicativo nm-applet precisa de autorização do chaveiro para poder realizar a conexão wireless no Ubuntu. Por isso, a necessidade de digitar a senha do chaveiro. Realmente o sistema fica comprometido com a senha em branco, mas no momento essa é a unica opção. Talvez seja interessante analisar outros meios de segurança a serem utilizados.

    ResponderExcluir
  3. Em meus sistemas que usam o Ubuntu 10.10 não tenho este problema, toda vez que reconecto a uma rede wireless, a senha não é mais solicitada pelo nm-applet. O nm-applet simplesmente usa a senha guardada no chaveiro, por isso que eu disse que não era normal pedir senha.

    ResponderExcluir
  4. Se você fizer uma breve pesquisada no Google, verá que esse problema é bem mais comum do que você diz. Muitas pessoas o relatam e essa foi a maneira mais simples de se resolver. Realmente é estranho o porque de alguns usuários sofrerem com isso e outros não. Algo em particular deve estar influenciando isso.

    ResponderExcluir
  5. Então é um bug. Portanto, acho que a causa tem que ser identificada para que uma solução definitiva e segura seja fornecida. Gostaria de poder ajudar nessa tarefa, mas não tenho esse problema.

    ResponderExcluir
  6. Deixar o campo de senha em branco não significa que você deixará sua rede sem fio insegura. Isso apenas é feito para que você não precise digitar uma senha para permitir que a rede sem fio seja habilitada após cada inicialização do sistema. Pois para qualquer outra execução como root ainda precisa colocar senha, então acho que não tem problemas... testei a segurança com o backtrack e não encontrei nada ainda que pudesse ferrar com o sistema. É a segurança wpa que existe no roteador que não é tão segura, então devemos contar com a sorte para que não haja um vizinho "meio hacker" rsrs que queira se aproveitar de nossa conexão. O ideal é trocar sempre a senha, dando assim mais trabalho p tal chupim...kkk Gostei das dicas...

    ResponderExcluir