segunda-feira, 7 de março de 2011

Personalizando a Área de Trabalho com o Conky

Uma das maiores vantagens do Linux frente aos outros Sistemas Operacionais, é a sua capacidade quase que ilimitada de personalização. Todo o visual do sistema pode ser modificado. Desde a modificação de algum botão no painel até a substituição do ambiente gráfico por completo.Existem usuários que sempre estão dispostos a modificar algo no Desktop buscando o sistema perfeito para eles, ou ao menos próximo a isso. É bem perceptível a evolução da aparência do Ubuntu nas últimas versões, mas um pequeno detalhe pode fazer toda a diferença e deixar o visual do sistema ainda melhor.


Lembro-me dos tempos em que iniciava no Linux utilizando o Big Linux 4.2 com o KDE 3.5.1 e adorava personalizar temas do SuperKaramba que encontrava na Internet. Naquela época aquele era para mim, um SO perfeito com o visual perfeito.




[caption id="" align="aligncenter" width="288"] Minha antiga Área de Trabalho com Big Linux 4.2 e KDE 3.5.1[/caption]

Para o Gnome até existe o Gdesklets, mas assim como o SuperKaramba no KDE, ele consume uma boa quantidade de recursos da máquina. Uma ótima opção bem mais leve e simples mas não menos charmosa é o Conky, que diferentemente dos concorrentes, é renderizado pelo próprio X, reduzindo consideravelmente o consumo de RAM e processador. O Conky lê informações de um arquivo de texto oculto .conkyrc presente na /home do usuário e as exibe na área de trabalho do usuário. O arquivo conta com a palavra TEXT entre os parâmetros presentes. Tudo o que estiver antes dessa palavra, refere-se a configurações como posição do Widget. O que estiver após essa palavra refere-se as informações que serão exibidas ao ao usuário.


O Conky está presente nos repositórios do Ubuntu e basta um simples sudo apt-get install conky para instalá-lo. Após instalado, ele precisará daquele documento de texto mencionado anteriormente para saber o que e como irá exibir para o usuário. Eu fiz o download de um dos milhares modelos prontos presentes na web e dei uma pequena personalizada deixando apenas as informações que considero necessárias.




[caption id="attachment_3375" align="aligncenter" width="95"] Conky[/caption]

Como pode ser visto, esse é um exemplo bastante básico de como o Conky pode ser utilizado, onde apenas a criatividade do usuário é o limite. Esse modelo da imagem foi encontrado na internet e dei uma pequena personalizada nele. Para utilizá-lo, basta copiar todo seu conteúdo em um arquivo de texto e salvar na /home do usuário do sistema com o nome com o nome de .conkyrc. Após feito o donwload, basta abrir o terminal e digitar conky para que ele seja exibido na área de trabalho. Todas as alterações em relação a aparência e funções exibidas no Widgets devem ser alteradas no arquivo de configuração, desde o posicionamento na tela até as cores dos textos. De início tudo parece um emaranhado de palavras sem lógica, mas analisando calmamente percebe-se o quanto tudo é claro. Por exemplo, em relação a posição do Widget no monitor, basta analisar três linhas:


alignment top_right


gap_x 5


gap_y 18


A primeira indica qual será o alinhamento (Esquerda, Direita ou Centralizado). As segunda e terceira linhas são relacionada ao deslocamento do Conky, onde o X é referente a Horizontal e o Y a Vertical, assim como no Plano Cartesiano. Ao alterar qualquer um desses dados, basta dar um Ctrl + S (Salvar) e aguardar o resultado. Com o tempo vai se pegando a "manha da coisa".


Após você ter apanhado e deixado o Conky do jeitinho que deseja, faltará apenas mais um pequeno detalhe: A inicialização do mesmo junto com o sistema. Será necessário a criação de um pequeno script para fazer o trabalho sujo. Basta colar o conteúdo abaixo no gedit


#!/bin/bash
sleep 10
conky &
exit 0


e salvá-lo na /home com o nome de .Inicialização_Conky.sh. Após isso, clique com o botão direito > Propriedades > Permissões e selecione Permitir Execução do arquivo como programa. Esse script indicará ao sistema que após 10 segundos de logado, ele execute o comando conky. Depois basta ir em Sistema > Preferências > Aplicativos de Sessão > Adicionar. Em Nome, preencha Conky, em Comando, indique o script recém-criado e em Comentário preencha como Monitor do Sistema. Depois de salva tudo, inicie uma nova sessão e admire o resultado.




[caption id="attachment_3352" align="aligncenter" width="300"] Minha área de Trabalho Atual[/caption]

Nenhum comentário:

Postar um comentário