terça-feira, 8 de março de 2011

Dia da Mulher: Mulheres no mundo da tecnologia

Hoje, 8 de Março, o Espaço Liberdade terá uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Neste post, vamos falar um pouco das mulheres na tecnologia e, à tarde, teremos um post especial escrito por Fátima Menezes (@fatimamd).



Homenagem do Espaço Liberdade às mulheres, em seu dia


Muitas pessoas pensam que o mundo da tecnologia, em especial o software livre, é um Clube do Bolinha, Não é por menos, a maior parte das cabeças pensantes que fizeram e fazem o mundo tecnológico são masculinas. No entanto, elas não deixam por menos e estão no comando de grandes projetos e corporações. Você pode não saber, mas algumas das grandes empresas e projetos do ramo da Informática e Internet são comandadas por mulheres. Os exemplos são vários, como Carol Bartz, que assumiu a direção do Yahoo! após a saída de seu co-fundador, Jerry Yang, Caterina Fake que, junto ao ex-marido, criou o site de compartilhamento de fotos Flickr, posteriormente comprado pelo Yahoo! ou Sheryl Sandberg, a chefe de operações do Facebook e braço direito de Mark Zuckerberg. Mais ainda, se não fosse por uma mulher chamada Ada Byron King, talvez você nem estivesse usando seu micro hoje! Ela foi, ninguém mais, ninguém menos, do que a programadora do primeiro "software" da história, escrito entre 1842 e 1843, que foi executado na máquina analítica de Charles Babbage, um dos primeiros computadores da era moderna! [2] A linguagem de programação ADA foi batizada em sua homenagem.


Mas o mundo do software livre não deixa por menos. Desde Março do ano passado, quando Mark Shuttleworth resolveu se afastar dos cargos de gerência, a Canonical - empresa que desenvolve o Ubuntu - é dirigida por Jane Silber. A moça tem um MBA na universidade de Oxford e, antes de se juntar à empresa sul-africana, era vice-presidente da General Dynamics C4 Systems, uma firma de desenvolvimento de softwares e integração nos Estados Unidos. [2]. Há, também, o projeto KDE_Women, o grupo de mulheres do KDE.


A comunidade livre também tem muitos espaços voltados ao público feminino, como por exemplo o LinuxChix, uma comunidade internacional para mulheres que gostam de Linux e de Software livre. Aqui no Brasil, a rede social softwarelivre.org tem a comunidade Mulheres do Software Livre. Além disso, as mulheres também participam ativamente de eventos como o FISL, o Fórum Internacional de Software Livre e o ENSL/IV EPSL.


Assim, podemos ver que as mulheres estão com tudo na cena tecnológica, lutando e conquistando cada vez mais o seu espaço. Parabéns a elas e todas as nossas homenagens neste dia! Feliz Dia Internacional da Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário