quarta-feira, 9 de março de 2011

Direitos comercias do Qt vendidos pela Nokia

Eu odeio falar isso (mentira, eu adoro), mas eu avisei. Depois de fechar aquele acordo tão adorável com a Microsoft, a Nokia vendeu os direitos comerciais do framework Qt, base para do KDE e de muitos programas, inclusive os que eu faço (PyQt4 é tudo de bom, acreditem) para uma empresa finlandesa chamada Digia.


Apesar de todo o posicionamento da comunidade KDE dizendo que o Qt não está em perigo e que o futuro do KDE é promissor (e se tudo correr bem, de fato é promissor), a responsável pela série de melhorias que o Qt teve nos últimos tempos foi a Nokia, que tinha a esperança de usar o framework para construir aplicativos para o MeeGo e, com isso, ganhar muito algum dinheiro. Após o acordo com a Microsoft, a Nokia está perdendo o interesse em softwares, focando na produção de hardwares e deixando a parte de programas para a Microsoft. Com isso, o Qt vai perdendo espaço dentro da empresa. E o primeiro resultado dessa perda de espaço é a venda da licença comercial do framework para a Digia, também finlandesa.


Para quem não entendeu nada dessa história de licença comercial, eu desenho (na verdade vou escrever, mas você entendeu o que eu quis dizer não foi?!). O Qt tem duas licenças: um LGPL, utilizada para o KDE e sua familia, por exemplo, e uma licença comercial, utilizada para empresas que queiram utilizá-la por qualquer motivo, seja ele obscuro ou não. A licença aberta (LGPL) não trás grandes responsabilidades para a Nokia, mas a licença comercial trás a responsabilidade de suporte e todas essas coisas normais. E, como eu falei no último parágrafro, a Nokia não tem o desejo de gastar dinheiro perder tempo com software, mesmo que seja suporte a software. É aí que entra a Digia.


Enquanto a Nokia continuará respondendo pela licença LGPL, que não a obriga a ter qualquer responsabilidade de desenvolvimento, suporte ou qualquer coisa do tipo, a licença comercial (e o trabalho duro e a grana) fica para a Digia. A versão oficial é que as duas irão trabalhar juntas para fazer a comunidade Qt crescer (que bonitinho... #NOT). Mas, se eu fosse usuário KDE iria torcer para essa história de Free Qt Foundation funcionar na prática, sabe como é, para o caso de ser necessário fazer aquele cooper básico para a montanha mais próxima.


Fontes:
http://www.digia.com/C2256FEF0043E9C1/0/405002251
http://blog.qt.nokia.com/2011/03/07/nokia-and-digia-working-together/

Nenhum comentário:

Postar um comentário